terça-feira, 29 de setembro de 2009

Nove coisas do Verão 2009 (9)








[Intervalo TV]

Gato Fedorento na SIC, depois do «Jornal da Noite». O «Daily Show» à portuguesa pelo quarteto de humoristas Ricardo Araújo Pereira, Diogo Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis. Começou ainda no Verão, antes das eleições legislativas, atravessou todo o ciclo eleitoral que incluiu as eleições autárquicas e terminará já em pleno Outono. Um final de Verão com um olhar televisivo diferente e alternativo em relação à exposição mediática de alguns dos principais políticos nacionais do momento e também outras figuras públicas.







Ver programas aqui

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Nove coisas do Verão 2009 (8)














Waves
Segundo os técnicos de meteorologia, o fenómeno natural que provoca a ondulação do Mar na costa ocidental portuguesa é derivado dos ventos que sopram – ou não – no Atlântico Norte, na zona entre a Islândia e a Irlanda.
Fazendo boa fé nessa informação, então muito vento tem faltado neste Verão por aquelas paragens.
Mar flat vezes demais na costa ocidental portuguesa. Para as exigências de adrenalina em causa, chamei-lhe muitas vezes “Mar Concavo!”
No final do Verão, ou melhor dito, no seu prolongamento já no início do Outono, aí sim! As ondas com a dimensão que tanto procurei, apesar de as ter alcançado ainda no Verão num ou noutro dia. Ainda assim, nada como aquele dia de Agosto do ano passado. Que o digam Ana, Paulo, Catarina, Ruben, Varanda, Santos e Lajas. Aquilo é que foi!

domingo, 27 de setembro de 2009

Nove coisas do Verão 2009 (7)

















Festival BOM

Terá sido “a crise” e, por via disso, a alteração de orçamento que reduziu a dimensão do festival «BOM» (Barreiro Outras Músicas) deste ano? O encolhimento de ousadia em relação ao ano anterior foi notório.
Do cartaz deste ano nem um artista de renome internacional, ao contrário do ano passado, onde se destacaram as presenças de Mark Eitzel & American Music Club ou ainda Vic Chesnutt.
Todavia, Sean Riley & The Slowdivers (de Coimbra) fizeram parte do cardápio do festival BOM 2009, para além das novas revelações do fado (Carminho) e do pop português (Os Golpes). As actuações estiveram ao nível do esperado.
Destaque para Sean Riley & The Slowdivers. A divulgação nacional deste agrupamento de Coimbra (cantam em inglês) aconteceu primeiramente através de uma reportagem da ESEC-TV (RTP2; quartas-feiras por volta da 01:00 da manhã) e tem – desde há meses – divulgação nas rádios nacionais de maior dimensão. No entanto, a actual música de Sean Riley & The Slowdivers não é conhecida do grande público português. E porquê? Porque a divulgação na Rádio existe, mas é insuficiente. Outra razão talvez seja a de cantarem em inglês num estilo pop-rock-country-folk norte-americano. Os americanos que o fazem fazem-no melhor.

sábado, 26 de setembro de 2009

Nove coisas do Verão 2009 (6)

Íntima Fracção verão 1989

Setembro de 1989. Estava a «Íntima Fracção» a dar os últimos passos no serviço público de radiodifusão. Dirigia-se a um futuro de 14 anos felizes na TSF-Rádio Jornal (1989 – 2003).
Nos primeiros meses apenas na transmissão da TSF/RJC-Rádio Jornal do Centro, na região de Coimbra. Com a entrada em vigor da nova grelha de 1990/1991, iniciada em Outubro de 1990, a «Íntima Fracção» regressaria ao éter nacional. Também futuramente será aqui publicada essa primeira emissão na rede TSF do início da década de 90.
Vinte anos depois, aqui ficaram dois dos últimos momentos (não os derradeiros) da história da «Íntima Fracção» na sua primeira etapa de vida, na RDP-Antena1.

DOWNLOAD
1ª parte [incompleta]

DOWNLOAD
2ª parte [incompleta; inclui noticiário da 01:00 na RDP-Antena1]

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Nove coisas do Verão 2009 (5)












Colecção Bossa Nova

De 11 de Julho a 26 de Setembro, o jornal «Público» levou a cabo a publicação de uma série de 12 pequenos livros e outros tantos CD’s dedicados a figuras marcantes e decisivas do movimento Bossa Nova no seu período clássico. Como era de esperar, um conjunto de registos extremamente incompleto e pouco representativo – não nos protagonistas seleccionados – no reportório publicado nesta colecção.
Duas considerações: Uma colecção sobre o melhor da Bossa Nova sem O MELHOR da Bossa Nova – O Mito João Gilberto – nunca poderia ser grande coisa. Mas compreendo que os direitos de publicação dos registos do artista em causa seja uma questão complicadíssima e até legalmente inultrapassável.
Salva-se a honra da iniciativa com a excelência dos textos de Ruy Castro, jornalista, escritor e biógrafo brasileiro, estudioso especialista do maior movimento cultural em língua portuguesa iniciado há mais de meio-século na cidade do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Nove coisas do Verão 2009 (4)



Sílvia Machete – "Eu Só Quero Saber de Você"

Ela tem todo o molejo e todo o remelejo da contínua renovação da Bossa Nova.
Vem do Verão deste ano o álbum «Bomb of Love: Música Safada Para Corações Românticos». Não fosse esta artista possuir uma atitude demasiado desalinhada e atrever-me-ia a afirmar que estaria aqui a melhor cantora brasileira de Bossa Nova desde Nara Leão.
Vamos ver de agora em diante qual o caminho que Sílvia Machete vai enveredar mas, se ela quiser e souber, será a nova musa da Bossa Nova ainda durante as primeiras duas décadas do século XXI.

Imagens do videoclip gravadas em Coney Island, New York (USA)


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Nove coisas do Verão 2009 (3)
















Tarantino

«Inglorious Bastards» foi o filme de Verão deste ano. Diálogos interessantíssimos e interpretações soberbas. A vertente violenta tão cara a Tarantino (em minha opinião desnecessária) continua em elevados níveis («Pulp Fiction»; «Cães Danados»; etc.), mas desta vez – ao contrário do que afirmei aqui sobre «Death Proof» – existe algo de muito mais substancial.
A ver e rever.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Nove coisas do Verão 2009 (2)



Lua de Prata

Nos quarenta anos da chegada do Homem à Lua ouviram-se, em evocação dessa data histórica (20 de Julho 1969), canções que falam dos encantos lunares e outros a ela directamente ou indirectamente ligados.
Desde clássicos do Jazz cantado, a outros géneros mais ou menos conhecidos, houve a oportunidade de escutar na Rádio o tema “Silver Moon” de David Sylvian (álbum «Gone to Earth» de 1986), a escassos dois meses de uma nova publicação a solo do ex-líder dos Japan.
As celebrações de datas que sirvam para alguma coisa para além disso.
Seria um grande passo para a Humanidade, um pequeno passo para a Rádio.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Nove coisas do Verão 2009 (1)













Ryan’s Daughter

Foi a primeira vez que voltei à grande sala escura da Cinemateca após o desaparecimento de João Bénard da Costa. Sessão única na sala Dr. Félix Ribeiro no dia 23 de Junho. Uma noite de Verão no Cinema de grande escala.
O realizador inglês David Lean não é dos cineastas mais amados pela Cinemateca Portuguesa, como se pode ler em textos que acompanham os seus filmes (as célebres e muito úteis «Folhas da Cinemateca») ou ainda pelas palavras do próprio antigo director João Bénard da Costa. Mas louvem-se os programadores do Museu do Cinema em Lisboa: os filmes de Lean são exibidos.
Foram necessárias duas décadas para que se começasse a fazer a devida justiça a este filme de 1970. Assim como Bénard da Costa defendeu quase irracionalmente «Johnny Guitar» de Nicholas Ray, assim defendo «Ryan’s Daughter» de David Lean. Não são precisas razões para defender-se uma obra que se ama. Só emoções.
Ainda sobre as publicações da Cinemateca: já urge a publicação das «Folhas da Cinemateca»* sobre a filmografia completa de David Lean.

*Esta série de publicações em livro de capa mole acontecem após a morte dos cineastas. David Lean morreu em 1991.

Imagens do filme «Ryan's Daughter»:












































Robert Mitchum . Trevor Howard . Christopher Jones . John Mills . Leo McKern . Sarah Miles . Barry Foster . Marie Kean . Arthur O'Sullivan . Evin Crowley . Gerald Sim . Niall Toibin . Emmet Bergin . Brian O'Higgins

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Como no Cinema - Mensagem














Amantes da Rádio, amigos, conhecidos e não conhecidos, leitores, pessoas interessantes e interessadas:
Ao longo deste Verão a republicação dos seis programas de índole marítima da série «Como no Cinema». Pela segunda vez disponíveis na Internet (download/podcast), as emissões desta republicação apresentam-se com som melhorado.
E o sexto e último dos programas é «Mensagem».

Vozes:
Maria Azenha
Mário Máximo
Francisco Queirós

DOWNLOAD

Outros haverão de ter
O que houvermos de perder
Outros poderão achar
O que, no nosso encontrar
Foi achado, ou não achado
Segundo o destino dado

Mais pormenores aqui

A série de programas «Como no Cinema» foi transmitida na TSF entre Outubro de 2000 e Julho de 2001. Tiveram a primeira publicação na Internet entre Outubro de 2006 e Setembro de 2007.