domingo, 31 de maio de 2015

Boas canções novas… que não passam na Rádio


Ariel PinkPut Your Number In My Phone


FFSJohnny Delusional


Meg BairdCouterfeiters



Gill LandryFuneral in my Heart


sábado, 30 de maio de 2015

Fim-de-semana no PORTO






















Faz aqui e agora um programa de rádio.
A rádio manobras no Serralves em Festa 2015.
Decide tu. Faz tu. A Rádio Manobras põe no ar.
Sábado dia 30, das 15h às 20h
Domingo dia 31, das 11h às 13h e das 17h às 20h
Anda ter connosco ao jardim de Serralves, entre o Pátio do Ulmeiro e a Clareira dos Teixos!

Se alguém te disse que fazer rádio é algo olímpico, falou verdade. 
É tão natural como correr. Repara na Rádio Manobras, uma Rádio de tenda montada com meia dúzia de aparelhómetros, a maioria dos quais úteis mas dispensáveis. 
Ganas, pertinência e descontracção, estes sim, são ingredientes importantes para um bom prato sonoro. 

Mais em: http://radiomanobras.pt/radio-ja/

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Hoje em LISBOA

































Depois de apenas um dia de portas abertas, o novo restaurante mais chique da cidade já se rodeia de rumores de desgraça. Uma das primeiras clientes morreu envenenada, no meio de um jantar trágico de onde só restaram migalhas e perguntas – o que aconteceu? O que está por detrás deste mistério e de todos os outros que rodeiam esta estreia? Uma comédia inédita, que anda para trás e para frente no tempo à medida que o nó se enlaça, a não perder na primeira produção da COMPANHIA ABERTA DA SMUP.

Dias 28,28 e 30 de Maio às 21h30
Reservas: geral@teatroturim.com
Telefone: 217606666

TEATRO TURIM – Estrada de Benfica nº 723, 1500 Lisboa.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Meanwhile in London














"I’m often never aware of these anniversaries until someone points it out. People always say to me, ‘Hey, did you know it was 30 years since this and 30 years since that?’, so it’s impossible to stay on top of it all. But I never need an excuse to celebrate so it’s always nice to hear! For me it’s a happy coincidence that The O2 show falls at this time. It’s great that people all over the world reacted so well to the song, it’s all you can hope for!  It feels like it has taken on a life of its own over the years. The song still is and always has been an important part of our live show.  It’s always very emotional for me to hear crowds singing it so loudly at my concerts…".

Paul McCartney

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Um estilhaço da Revolução





















Por ser um construtivista que desconstrói e desmonta as peças, não é levado muito a sério.
Jack Kerouac dizia que “as grandes conquistas não são feitas por aqueles que se rendem às tendências, aos modismos passageiros e à opinião popular. Porque as pessoas que são loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam.”
Fernando Alvim é um radialista que, dos da sua geração, é capaz de ser "louco" o suficiente para poder mudar um pouco o mundo da Rádio que se faz por cá. Com todos os excessos e defeitos que o possam acompanhar, vejo nele essa capacidade. Há certamente mais radialistas que o podem acompanhar, mas por circunstâncias diversas umas das outras, não se revelam tão explicitamente.
Fernando Alvim descreve-se a si próprio como “um estilhaço da revolução”, por ter nascido poucos dias depois da revolução do dia 25 de Abril de 1974 em Portugal.
Aos 41 anos, completados neste Maio de 2015, talvez lhe deva ser dada maior atenção. Não só ao seu trabalho diário na Rádio, mas sobretudo àquilo que ele pensa e diz sobre a Rádio. Não vemos muita gente a ser publicamente tão desassombrada na altura de revelar o que realmente pensa em relação à Rádio que se pratica – ou devia praticar – entre nós.
É bem possível que não apareçam muitos mais com a mesma espontaneidade para dizer o que ele diz.

































Acho que tanto a rádio como a televisão têm que arriscar mais, mas já ninguém arrisca nada se o programa ou a música ou a série, não tiver devidamente testado e com resultados (leia-se audiências) comprovados a nível internacional. Cambada de meninos. 

A ideia de ter um programa ou um projecto que seja mais do mesmo, assusta-me. Não me parece que algum dia o vá fazer, não faz sentido na minha cabeça. E é uma tradição nacional, tanto na televisão, como na rádio, como nos livros até. 

Na rádio, continua a apostar-se na música que todos passam, não há um rasgo de coragem que aposte noutras, que com o passar das semanas abandone aquele tema do disco e passe a outro nele incluído. Um disco tem em média 12 canções e a rádio com frequência só passa uma. É frustrante para o artista, para a pessoa que faz rádio e acho eu, para o ouvinte.

Acho que ainda vou a meio daquilo que pretendo fazer. Não quero ser um mero animador de rádio nem de televisão, quero isso sim, ser alguém que possa fazer com que esta melhore, que seja mais criativa, mais autêntica, mais mordaz aos olhos de todos. E mais exigente. Não basta dar às pessoas aquilo que querem ver – isso é fácil – difícil é darmos ás pessoas coisas que eles vão gostar, mas ainda não sabem. Isso é que é difícil, apresentar novos sabores às pessoas que não são mais do mesmo, que fujam ao que estão habituadas e conseguir que elas gostem e nos percebam e nos premeiem com a sua confiança no que fazemos. 

Em qualquer meio de comunicação a palavra acontecer deve estar presente. Devem acontecer coisas. Uma rádio, uma televisão, um jornal não pode ser previsível. O público gosta de hábitos, mas podemos habituá-los a sermos imprevisíveis e dinâmicos. Quando passo em alguns corredores e vejo o desanimo e a resignação absoluta de alguns, penso sempre no tanto que eu gostaria de animar aquela gente e desafia-los a fazer algo que os motivasse em absoluto. Fazê-los acontecer também. As pessoas gostam de ser úteis, não gostam que as encostem a um canto. 

Não me lembro de ir fazer um programa de rádio ou televisão sem ter uma enorme vontade o fazer. E faço rádio deste os 13. 

Tenho um plano. O meu plano não é fácil. O meu plano é juntar numa rádio, num canal de televisão, numa revista, todas as pessoas de talento maior que eu conheço. Parece utópico, mas é isto que irei perseguir uma vida inteira até o conseguir. 


Fernando Alvim, radialista
In: Notícias TV (revista)
14 de Novembro de 2014 
[Juntamente com algumas notas publicadas em perfil aberto no Facebook, que designou como sendo uma parte dois da entrevista].

terça-feira, 26 de maio de 2015

Letterman













Dos talk-shows do formato ‘late night’ norte-americanos que nos têm chegado via TV cabo, sempre fui um espectador intermitente. Como mau consumidor de Televisão que sou, apenas posso comparar o que pouco vi dos programas de David Letterman, Jay Leno, Conan O’Brian ou Jimmy Fallon. Uma coisa posso dizer com alguma certeza: de todos estes, em termos musicais, o melhor foi David Letterman. Sem desprimor dos restantes, foi no «Late Show» de David Letterman na CBS que vi as melhores actuações de artistas que gosto e de outros que passei a gostar. 
David Letterman tem 68 anos de idade. Reformou-se há dias, ao fim de 33 anos de programa. 
Se fosse em Portugal, já tinham corrido com ele… há 33 anos! 


segunda-feira, 25 de maio de 2015

















“Music is like a drug, but there are no rehabilitation centres.”
 Morrissey

domingo, 24 de maio de 2015

Hoje na ZERO










A Rádio Zero, que funciona nas instalações do Instituto Superior Técnico (IST), fez nove anos, e para tal, vai fazer uma emissão especial no próximo domingo, dia 24 de Maio, nos jardins do IST.
E para lhe cantar os parabéns, vai haver atuações dos Clit Cortex com Nilson Muniz, Jorge Rivotti, Come-se a Pele?, Inmyths, Tiago Gomes & Agendas Obscuras. Nesta celebração serão ainda dados a conhecer os cerca de 45 autores e programas da Rádio Zero.
Haverá ainda churrasco para abrir o apetite às festas de Lisboa! 











http://www.radiozero.pt

sábado, 23 de maio de 2015

É hoje! É hoje!














Fontória
Praça da Alegria 66 B, 1250 – Lisboa.

Mais informações aqui 

Motivo mais que suficiente para uma emissão especial na Antena3, com acompanhamento em directo. Mas em Portugal é muito difícil fazer-se Rádio "fora da caixa". Actualmente defende-se muito (mas muito hipocritamente!) o conceito 'out of the box', desde que sejam os outros a fazer isso e, de preferência, longe.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Discoteca / Maio 1985






















Faz agora três décadas que este single foi largamente divulgado no programa «Discoteca» de Adelino Gonçalves, no FM-Estéreo da Rádio Comercial. Programa marcante dos anos 80, na vanguarda da Rádio em Portugal, transmitido de segunda a sexta-feira, das 13:00 às 15:00.
Na altura tratava-se de um tema Synthpop de inegável arrojo, quer na estética, quer na interpretação singular do vocalista dos Dead Or Alive.



Trinta anos depois já não existe o colectivo Dead Or Alive. O tema "You Spin Me Round (Like A Record)" tornou-se num clássico indissociável do seu tempo. O vocalista mudou de aparência e de sexo. Continua a cantar. É, no entanto, um outro 'performer', irreconhecível, também com outro nome.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Esta semana na TSF














A luso-germânica Nicole Eitner é convidada esta semana a fazer as escolhas musicais na TSF, de segunda a sexta-feira, entre as 13:00 e as 14:00.
Cantora, compositora e pianista, que editou este mês o álbum «Fade to Shade», Nicole Eitner declarou publicamente neste espaço da Rádio Notícias que a sua cantora preferida é a escocesa Elizabeth Fraser, antiga vocalista dos extintos Cocteau Twins. Por essa razão escolheu dois temas vocalizados por Liz Fraser. Um no colectivo This Mortal Coil, outro nos Cocteau Twins.
Do álbum «Treasure», dos Cocteau Twins, Nicole Eitner escolheu o tema “Beatrix”, editado em 1984.
Mas a antiga corista dos Delfins não se fica por aqui no que diz respeito às grandes pérolas trazidas por estes dias à antena da TSF. Também entre as escolhas encontra-se a canção “Brilliant Trees”, tema título do primeiro álbum a solo de David Sylvian, igualmente editado em 1984.
São dois temas que há muito se deixaram de escutar na Rádio.




A Playlist de Nicole Eitner
TSF-Rádio Notícias
2ª a 6ª feira (13:00/14:00)
Versão compacta, Sábado (14:00/15:00).
Online aqui

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Timor condecora a TSF













Após o massacre no cemitério de Santa Cruz em Dili, ocorrido no dia 12 de Novembro de 1991, a TSF abraçou o tema da libertação de Timor como uma causa.
Em Março de 1992 a TSF viajou a bordo do navio «Lusitânia Expresso», barrado pela marinha indonésia nas águas timorenses. A reportagem chegou até Portugal através dos directos via satélite, pelas mãos do jornalista Manuel Acácio e do técnico Pedro Brinca.
No Verão de 1999, após o referendo a favor da autodeterminação, a TSF entrou em Timor, com reportagem em directo. Durante duas semanas, ininterruptamente 24 horas por dia, a TSF realizou uma grandiosa emissão e era citada no desenrolar dos acontecimentos pelos principais órgãos de comunicação social um pouco por todo o mundo. Por tal feito, a TSF recebe a Medalha dos Direitos Humanos da Assembleia da República Portuguesa.
No ano 2002, no dia 20 de Maio, Timor Lorosae torna-se definitivamente num estado independente.
Agora, treze anos após a independência, Timor condecora a TSF com a Medalha da Ordem do Estado Timorense, recebida pelo jornalista Manuel Acácio, numa cerimónia pública que teve lugar esta quarta-feira, em Maliana.
Orgulho partilhado por ter pertencido à vasta equipa da Rádio que trabalhou incondicionalmente nesse fervente Setembro negro de há 16 anos, onde em duas semanas não tive uma única folga e onde devo ter dormido menos de metade das horas normais.
Valeu a pena!



















Foto: Pedro Brinca

A TSF recebeu a Medalha da Ordem de Timor-Leste.
Ver & Ouvir na TSF aqui 

terça-feira, 19 de maio de 2015

Oggi a RIMINI



segunda-feira, 18 de maio de 2015

Bitsounds 300
















Um dos ‘podcasts’ musicais mais seguros e discretos do “éter” chegou agora à edição nº 300.
Realização de Firmino Pereira, «Bitsounds» teve início no dia 30 de Novembro de 2006.

Finalmente resolvi fazer um podcast. 
Não defini nenhuma periodicidade, vou publicando à medida que forem passando pelos meus ouvidos canções que justifiquem ficar registadas e que tenham interesse em ser partilhadas.
A experiência de gravar um podcast é semelhante à gravação de uma cassete com a compilação daquelas músicas que gostamos muito e que gostamos de partilhar. A diferença é que as cassetes eram direcionadas para alguém em particular, o podcast não tem público alvo definido, é para quem o encontre e tenha interesse em ouvi-lo.

Primeira edição aqui

Todas as edições aqui: http://bitsounds.blogspot.pt

domingo, 17 de maio de 2015

Hoje na RADAR






















O mito Orbison já vinha dos anos 50, quando ainda não usava óculos escuros e quando ainda não havia Elvis.
Após alguns singles de sucesso e um primeiro álbum, este é o segundo, editado em 1960.
É o disco desta semana no programa «Álbum de Família», de Tiago castro, onde se escuta uma obra por inteiro, do príncipio ao fim. Coisa muito rara de acontecer na Rádio em Portugal.

Álbum de Família
RADAR
Domingo ao meio-dia; Segunda-feira às 23:00.

A canção “Blue Angel” faz parte do álbum «Lonely And Blue»:


sábado, 16 de maio de 2015

Hoje em COIMBRA



sexta-feira, 15 de maio de 2015

Tu(r)bo nisso!













(…) 

O riso moderno é um instrumento de resistência que ilustra a luta contra o poder e os poderes, um protesto e uma atitude de não conformação. 
O humor cria uma nova linguagem. 
A linguagem da desforra, do manguito e da pedrada, é subversivo e guerrilheiro. 
Bruno nogueira é, para mim, o melhor e mais corajoso representante deste humor que escarnece e ri do poder com o poder do riso. 
No seu programa “Tubo de Ensaio”, todos os dias metralha com balas de sátira certeira os costumes pacóvios, as propostas alucinadas e os encartados idiotas. 
Para ele não existem bichas sagradas nem espaços invioláveis, e ainda bem, porque só assim o humor que realiza passa boca e tem poder. 

(…)

Artur Pereira
Consultor de comunicação
In: «i»
Quinta-feira, 14 de Maio 2015 


Tubo de Ensaio, de Bruno Nogueira e João Quadros.
TSF-Rádio Notícias
Ouvir aqui
-------------------------------------------------------------------------

O que eles dizem:

“Em Portugal, quem diz o que pensa está lixado”.

Fernando Dacosta

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Hoje em FRANÇA




















* The Assassin (Hou Hsiao-hsien, Taiwan)
* Carol (Todd Haynes, EUA-Reino Unido)
* Le Conte des Contes (Matteo Garrone, Itália-França-Reino Unido)
* Dheepan (Jacques Audiard, França)
* Le Fils de Saul (László Nemes, Hungria)
* The Lobster (Yorgos Lanthimos, Grécia-Reino Unido-Irlanda-Holanda-França)
* La Loi du Marché (Stéphane Brizé, França)
* Louder Than Bombs (Joachim Trier, Noruega-França-Dinamarca)
* Macbeth (Justin Kurzel, Reino Unido-França-EUA)
* Marguerite et Julien (Valerie Donzelli, França)
* Mia Madre (Nanni Moretti, Itália)
* Mon Roi (Maiwenn, França)
* Mountains May Depart (Jia Zhangke, China-Japão-França)
* Notre Petite Soeur (Hirokazu Kore-eda, Japão)
* The Sea of Trees (Gus Van Sant, EUA)
* Sicario (Denis Villeneuve, EUA)
* Youth (Paolo Sorrentino, Itália-França-Suíça-Reino Unido)

Acompanhamento diário na Antena3 aqui

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Extra - Extra





















Duas novidades sobre o programa «Prova Oral» na Antena3:

O regresso à repetição nas manhãs de terça a sexta-feira, das 06:00 às 07:00 e a emissão extra em exclusivo na Internet. 

Se a primeira notícia é bastante positiva, respeitando um velho hábito interrompido (e mal!) durante um grande período de tempo, já a segunda é uma notícia completamente anti-rádio.
Remeter emissões em exclusivo para a Internet, que nunca chegaram a ir para 'o Ar', parece-me um erro.
Sendo um programa interactivo, perde desde logo aí a sua maior força: a da interactividade com os ouvintes em directo, especialmente num horário em que a grande massa do auditório encontra-se em movimento fora de casa. Quer no trânsito de regresso a casa, quer ainda no local de trabalho. Para além do facto de nem toda a gente ter acesso à Internet (estamos em Portugal, amigos).
Empurrar ouvintes para o infinito mar da Internet é fazer um convite à dispersão. Colocam-nos longe da energia orgânica própria de um programa com as características da «Prova Oral».
Pode funcionar em programas de Música, mas não resulta em espaços cujo ambiente provém da conversa envolvendo vários interlocutores, como acontece na «Prova Oral». A espontaneidade perde-se de todo e a hora em que o programa é transmitido via hertziana contribui inevitavelmente para o sucesso do mesmo.
Nestes tempos, em que a Rádio não sabe ainda bem qual é o seu papel nas novas multi-plataformas tecnológicas, decisões destas não ajudam nada a manter a fidelidade dos ouvintes de Rádio.

domingo, 10 de maio de 2015

A loucura da Rádio










A sociedade portuguesa é demasiado sorumbática para apreciar e consumir rádios com este estilo, mas aceita facilmente rádios sem pessoas lá dentro.




sábado, 9 de maio de 2015

Hoje na TSF





















Paula Branco, Directora Executiva do Instituto para o Desenvolvimento Social, foi a convidada da semana para apresentar temas musicais da sua própria escolha, de segunda a sexta-feira, na Rádio Notícias.
Foi uma das melhores semanas dos últimos tempos, onde se puderam ouvir temas clássicos da música popular do século XX, há muito arredados dos éteres nacionais.
Canções como “I Want You Love” dos Chic, “Avec Les Temps” de Léo Ferré, “Nights in White Satin” dos Moody Blues, “Cry Baby” de Janis Joplin, “Mrs. Robinson” de Simon and Garfunkel, “Sitting in the Dock of the Bay” de Otis Redding, “Eleanor Rigby” dos Beatles e “Quiet Nights of Quiet Stars/Corcovado” de Tom Jobim com Frank Sinatra, passaram em antena entre as 13:00 e as 14:00.
Hoje passa uma versão compacta, entre as 14:00 e as 15:00, com alguns dos temas referidos.





«A Playlist de...»
TSF-Rádio Notícias
Segunda a sexta-feira 13:00-14:00
Sábado 14:00-15:00.
Online aqui

Hoje no BARREIRO






















Old Blues Band, banda percursora dos blues no Barreiro, volta ao Be Jazz com um repertório refrescado para interpretar música dos Rolling Stones, JJ Cale, John Lee Hooker e Muddy Waters.

Jorge Moniz – bateria
João Henrique – guitarra
joão Medina – baixo
Tó Bagorro – voz e guitarra

Não consta que alguma vez tenham passado na Rádio.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Comensalismo antagónico













Então fazemos assim, senhor primeiro-ministro: o senhor diz como é que a Rádio deve fazer a cobertura da campanha eleitoral e a Rádio diz ao senhor primeiro-ministro como deve fazer a sua campanha.
Pode ser?

Projeto de cobertura eleitoral do PSD / CDS "volta a condicionar a liberdade editorial"
In: EXPRESSO-online
Sexta-feira, 08 de Maio 2015 

Hoje em LISBOA

















Música que não tem lugar na Rádio portuguesa.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Hoje em ALMADA
















Música que não tem lugar na Rádio portuguesa.

Hoje em LISBOA


































O Amor é um balão que voa. O Amor é um elástico que estica. O Amor é um papel que se guarda ou um copo onde se nada. Quatro personagens à procura do Amor, numa colagem de histórias que se repetem. Uma viagem entre a pop arte e a procura desenfreada e consumista de emoções. Um sentimento que transcende o físico, numa expressão poética entre o movimento do corpo no espaço e imagens que ultrapassam o palco. O Amor é um lápis que desenha. O Amor é um telefone que toca. O que é o Amor? 

Reservas:
E-mail: geral@teatroturim.com
Telefone: 21 760 66 66

TEATRO TURIM – Estrada de Benfica nº 723, 1500 Lisboa.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Há 10 anos
































Faz hoje dez anos que morreu Jorge Perestrelo.
Uma década depois, há narradores de Futebol a mimetá-lo (vamos chamar a isso “inspiração”... ), embora não o reconheçam publicamente e até o detratem.

Jorge Perestrelo na «Rádio Crítica» (16.Maio.2005).



Muita coisa mudou na Rádio portuguesa em dez anos, mas essa é uma outra conversa.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Esta noite em LISBOA

































Hoje durante o dia, no Instituto Politécnico de Portalegre, tem lugar a conferência "Bastidores do Poder: O spin doctoring e as técnicas contemporâneas de manipulação de informação" com o Professor Vasco Ribeiro. 
À noite, o investigador estará na Universidade Autónoma de Lisboa, a proferir uma conferência com o tema: "O papel das fontes organizadas na produção jornalística em Portugal". 

Hoje em HAMBURGO
































Lavoisier é formado por Roberto Afonso e Patrícia Relvas e nasceu com a necessidade interior de criar um diálogo, onde a expressão musical é elevada ao seu expoente mais sensível.  
Em Berlim, com amor e saudade, procuraram nos tropicalistas brasileiros dos anos 70 as bases para firmar o seu conceito mas foi nos registos de música tradicional portuguesa que reconheceram as suas maiores fontes de inspiração que são, afinal, as suas próprias raízes.
Com esse espírito começou a jornada de Lavoisier, rumo a uma maior percepção da essência musical, onde a dualidade liberdade/responsabilidade é inerente à célebre frase: "Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma..." (…) "num movimento perpétuo – estabelecendo novos paradigmas e formas na música portuguesa". 














Lavoisier actuam na Casa Independente, em Lisboa, na próxima sexta-feira, dia 8 de Maio.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Boas canções novas… que não passam na Rádio


Tobias Jesso Jr.Without You


VillagersCourage



TorresNew Skin


Nadine ShahStealing Cars


domingo, 3 de maio de 2015

Hoje em LISBOA
































A Passagem das Horas de Álvaro de Campos no Teatro Turim estreia hoje, domingo dia 3 de Maio, às 17h. Vai estar em cena todos os domingos de Maio: dias 03, 10, 17, 24 e 31, sempre às 17h. 

Reservas: geral@teatroturim.com 
217 606 666

TEATRO TURIM – Estrada de Benfica nº 723, 1500 Lisboa. 

sábado, 2 de maio de 2015

1938-2015













Em homenagem ao agora desaparecido Ben E. King, um regresso aos dias da rádio através da recuperação do espólio sonoro pessoal, resgatado ao passado com mais de duas décadas.
Da extinta RSS, a crónica «Os Dias da Rádio» – histórias de velhas canções.
Ben E. King é o protagonista, com o clássico “Stand By Me”, que mais tarde viria a ser versado por Jonh Lennon.

O indicativo da crónica é o som da mistura do famoso radialista norte-americano Wolfman Jack, com o tema "That Will be the Day" de Buddy Holly.
A voz no indicativo é do actor e encenador Rui Quintas, na altura a voz de estação da RSS.

Os Dias da Rádio - Ben E. King
Tempo total: 04:34
Ouvir aqui












Trabalho originalmente publicado na RSS em 1993.
Na Internet no dia 26 de Março de 2012 («Rádio Crítica»).

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Este mês no TURIM