sábado, 31 de outubro de 2015

Hoje na TSF
















Rui Reininho, carismático vocalista dos GNR, foi o convidado desta semana do espaço «A Playlist» na Rádio Notícias, de segunda a sexta-feira, entre as 13:00 e as 14:00. Hoje a TSF transmite uma versão compacta da selecção musical do cantor.
Uma das escolhas de Reininho foi a estupenda (e muito pouco conhecida) versão do tema “Ashes to Ashes” de David Bowie, na interpretação de Mick Karn.


A Playlist de Rui Reininho 
TSF-Rádio Notícias 
Sábado (14:00/15:00).
Ouvir na Internet aqui

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Hoje na RADAR















Está de regresso a maior maratona de Rádio do ano, desta vez um pouco mais tarde que o habitual. Acontece na RADAR, no fim de cada temporada do programa «Álbum de Família».
Nesta emissão em directo, são apresentados os 50 álbuns que fizeram parte do programa ao longo dos últimos 12 meses, por ordem decrescente – um tema de cada disco – até ao mais votado pelos ouvintes [votação que decorreu no blogue da Radar]. 
No caso, trata-se dos cinquenta discos que fizeram a 10ª temporada do programa «Álbum de Família» de Tiago Castro. 

RADAR às 16:00

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

LPM

































Continuam a ser raros os livros publicados por pessoas que são, ou foram, da Rádio

Foi recentemente lançado o livro «Tinha Tudo Para Correr Mal», de Luís Paixão Martins. Antigo radialista no jornalismo da Rádio Renascença, onde começou em 1971, e da Rádio Comercial, de 1979 a 1986. 

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Novo álbum de DAVID BOWIE

BLACKSTAR






















Ainda não passa na Rádio
O tema de apresentação será editado no dia 20 de Novembro e o álbum «Blackstar» no dia 08 e Janeiro, quando Bowie completar 69 anos e idade. 

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Boas canções novas… que não passam na Rádio


Robert Forster – “Let Me Imagine You” 


The Arcs – “Stay In My Corner” 


Wand – “Stolen Footsteps” 


Phill Cook – “Anybody Else” 


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O 'Ar' da montanha






















Coisas que deveriam ser sempre escutadas

Ouvir/gravar aqui 

Luís Antero, caçador/"pescador" de sons, contou na Rádio o que é captar sons da Natureza.
Na TSF, ouvir aqui

domingo, 25 de outubro de 2015

Os 20 anos deste disco






















A outra ponta da rivalidade fátua da ‘Britpop’ de há vinte anos, entre os grupos Oasis e Blur.
O álbum «(What's the Story) Morning Glory?» dos irmãos Gallenger foi editado no dia 2 de Outubro de 1995. É um dos mais vendidos de sempre em Inglaterra, apenas ultrapassado pelos Beatles e os Queen.
Temas deste disco, como “Wonderwall” ou “Don't Look Back in Anger”, ainda se vão ouvindo na Rádio em Portugal.
Duas décadas depois, os irmãos Gallenger estão (continuam) desavindos, com projectos musicais paralelos, mas em separado. A banda Oasis já não existe desde 2009 nem há rumores que volte a existir. 
Vinte anos depois, os Blur ainda existem como banda. Regressaram aos discos de originais este ano e continuam a realizar concertos ao vivo. That’s the difference… 

Oasis – “Wonderwall” (1995): 


sábado, 24 de outubro de 2015

Hoje na TSF






















Cintia Gil, co-directora do DOC Lisboa – Festival de Cinema Documental, foi a convidada desta semana a escolher música na Rádio Notícias, de segunda a sexta-feira, entre as 13:00 e as 14:00.
Hoje, «A Playlist» de Cintia Gil passa em versão compacta na TSF, entre as 14:00 e as 15:00.
Uma das escolhas musicais de Cintia Gil recaiu sobre Robert Wyatt, a propósito da exibição do documentário «Robert Wyatt, Part 1», realizado em 1992, por Nicolas Klotz.
Terá exibição no dia 27 de Outubro no pequeno auditório da Culturgest, às 18:45, e no dia 30 às 22:15, no Cinema São Jorge.

A Playlist de Cintia Gil
Sábado, na TSF (14:00/15:00).
Ouvir na Internet aqui 

Robert Wyatt – “Yesterday Man” (1974): 


Em adolescente, Robert Wyatt, baterista e vocalista dos Soft Machine, para mim, era tão importante quanto William Burroughs, Kafka ou Pasolini. Eu aprendera a tocar bateria, conhecia todas as suas músicas e solos de cor. Depois, ele caiu de uma janela e partiu as costas. Uma noite, tive a oportunidade de o filmar em casa, em Louth.
Nicolas Klotz 

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

AMY

















Diferenças entre o primeiro e o segundo mundo

Em Paris, o excelente documentário sobre Amy Winehouse esteve em exibição nas principais salas da capital francesa e esgotou sessões durante três meses. 
Em Lisboa, esteve em exibição durante poucas semanas, em salas pequenas ou secundárias, com pouca afluência, longe de lotadas. 
São as pessoas que fazem o mercado ou é o mercado que faz as pessoas? Uma interminável dúvida... 
Curiosamente, a parisiense TSF-Jazz passa menos música de Amy Winehouse que a homónima portuguesa TSF-Rádio Notícias.
Quanto ao filme, fiquei com outra impressão – para muito melhor! – da artista.





















Écouter TSF-JAZZ  

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Monsieur Hulot

































Reconfortante, é o mínimo que se poderá dizer deste reencontro veraneante com o mestre francês.
A obra completa de Jacques Tati esteve pela primeira vez em Portugal em versões digitais restauradas, em salas de Lisboa e Porto, entre os dias 20 de Agosto e 16 de Setembro.
Fiquei a saber numa manhã da Antena2 que Jacques Tati tinha estado em Portugal aquando da estreia nacional do seu filme «Playtime», já no ano seguinte à estreia mundial dessa obra-prima de 1967. Na mesma manhã de Verão, Jorge Silva Melo explicou na rádio clássica como foi o seu encontro com o cineasta. O autor da personagem Hulot apenas deu uma entrevista nessa ocasião em Portugal. Foi a Jorge Silva Melo. 
Às vezes, o serviço público vem mesmo de onde deve vir. 

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

No PORTO






















Rádio Manobras Futuras 2015

Programação aqui 

Ouvir aqui 

Mais aqui | Facebook

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Luaty Beirão






















Estão à espera que o rapaz morra para se fazer alguma coisa? 

Pedro Coquenão, também músico luso-angolano (do colectivo Batida), um antigo homem da Rádio [Marginal; Voxx; Radar; Antena3], falou à Rádio sobre a situação do amigo rapper luso-angolano.

Ouvir aqui 

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Santos da Casa






















A crónica diária «Santos da Casa» na Antena1 acabou, mas já existia um programa com o mesmo nome na RUC-Rádio Universidade de Coimbra.
O cardápio de entrevistas para esta semana de emissões:

Terça-feira 19h00 - DAVID FONSECA
Quarta-feira 19h00 - RODRIGO AMADO
Sexta-feira 19h00 - LES CRAZY COCONUTS
Sexta-feira 19h30 - ISAURA & FRANCIS DALE
Sábado 19h00 - ERICA BUETTNER
Sábado 19h30 - TIO REX

Locução/Realização: Fausto da Silva e Nuno Ávila.
Rádio Universidade de Coimbra 107.9fm ou via Internet em emissao.ruc.fm

domingo, 18 de outubro de 2015

Hoje em LISBOA























Iniciativas culturais com o apoio da Rádio.
Oceanário de Lisboa e Teatro Camões são vizinhos no Parque das Nações.
Ambos os edifícios foram inaugurados na Expo 98 e a Rádio estava lá.

sábado, 17 de outubro de 2015

Rock em Stock






















Homenagem hoje em Viseu ao programa «Rock em Stock», da Rádio Comercial (antes da privatização ocorrida em 1993) e ao seu realizador de sempre, o radialista Luís Filipe Barros, com emissão especial em directo na Rádio 105.4, de Cascais.

Expocenter de Viseu, das 20:00 às 05:00 da manhã.
Jantar dançante | 70 €uros por pessoa.
Inclui actuações ao vivo dos Expensive Soul, Jaycee n’ The Believers, Tributal (tributo a Sting), Orquestra “Os Melhores Anos”, Colectivo Gira Sol Azul, DJ António Arede e Tangerine.

Ligações:
Os Melhores Anos | Facebook

Ouvir aqui 


Luís Filipe Barros, nome incontornável do meio radiofónico nacional e grande impulsionador e divulgador de novos projetos musicais, nacionais e internacionais. Foi ainda um dos grandes impulsionadores do “boom” do rock português, no início dos anos 80, ao passar bandas até então algo desconhecidas, como Xutos & Pontapés, UHF, GNR, Roxigénio ou Rui Veloso. 
(...) 

A partir de Viseu (uma transmissão da Rádio 105.4 Cascais, também pela internet), onde deverão ser recuperados êxitos do punk e da new wave que encantaram uma geração e que ainda fazem saltar muitos para as pistas de dança. 

In: «Jornal do Centro» online 

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Os 20 anos deste disco






















Apareceu num momento alto da chamada 'Britpop' nos anos 90, um fenómeno musical britânico mais mediático do que verdadeiramente artístico. Foi, no fundo, uma tentativa de 'remake' da Pop britânica dos anos 60, trinta anos depois, sendo os Blur e os Oasis um 'decalque' projectado de uma hipotética rivalidade entre Beatles e Rolling Stones.
O álbum «The Great Escape» dos Blur foi editado no dia 11 de Setembro de 1995. Já em Agosto desse ano se fazia ouvir nas rádios em Portugal o 'single' «Country House», que não impediu a divulgação de outras boas canções deste disco, como por exemplo, "The Universal" e "Charmless Man".
Em Fevereiro do ano seguinte, os Blur actuaram no Coliseu dos Recreios em Lisboa, onde tive a oportunidade de entrevistar para a Rádio o guitarrista da banda, Graham Coxon.
Hoje em dia é raro ouvir-se Blur na Rádio em Portugal, embora tenham editado álbum novo este ano e actuado ao vivo em Lisboa no Verão.

Blur - "Country House" (1995):


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Os 30 anos deste disco






















A primeira vez que ouvi a canção "The Whole of the Moon" foi no programa «Oceano Pacífico», no então denominado FM da Rádio Renascença. O maior espanto, para além da qualidade do tema de Mike Scott, foi o ritmo da composição musical não encaixar no estilo 'balada', que caracterizava o famoso programa nocturno de João Chaves.
Não posso confirmar se foi uma estreia a nível nacional, mas "The Whole of the Moon" começou a fazer parte do programa nas muitas noites seguintes. Depois, alcançou a totalidade das antenas e tornou-se num clássico incontornável da banda britânica. Continua a ser, três décadas depois.
O álbum «This Is The Sea» foi editado no dia 16 de Setembro de 1985.


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Os 40 anos deste disco
















Editado no dia 25 e Agosto de 1975, o álbum «Born to Run» foi um marco brutal na história do Rock norte-americano, a partir do qual Bruce Springsteen passou a ser, por mérito próprio, o novo 'Rei do Rock', como havia profetizado Jon Landau dois anos antes: "I saw the future of rock 'n roll. His name is Bruce Springsteen".
Elvis Presley estava já na fase final da carreira (e da vida) e, desde «Born to Run» para cá, que Springsteen não tem rival, nem sucessor à vista, no trono. Há que juntar à história o essencial contributo da eterna E Street Band.
São muitas as canções do BOSS que incluem a Rádio nas letras. E, em «Born to Run», a regra confirma-se, num dos muitos temas clássicos que brotaram desta obra.
Temas deste disco continuam a ouvir-se, de vez em quando, na Rádio portuguesa. Mas o que se ouve mais de Bruce Springsteen por cá são canções da fase menos interessante e mais comercial do autor de "Jungleland".

Bruce Springsteen and The E Street Band - "Thunder Road" (ao vivo, 1975):


terça-feira, 13 de outubro de 2015

+ Prova Oral


A Antena3 iniciou uma nova grelha de programação na segunda metade de Setembro.
Uma das muitas alterações é o regresso do programa «Prova Oral» de segunda a sexta-feira, depois de uma série de anos em que o dia de sexta-feira, das 19:00 às 20:00, foi sendo ocupado por outros programas semanais. Já antes, também foram retomadas as repetições às 06:00 da manhã. Uma decisão muito útil para quem acorda muito cedo, ou se deita muito tarde.
O cardápio para esta semana do forum interactivo mais descomplexado da Rádio portuguesa:



segunda-feira, 12 de outubro de 2015


















Está para breve a minha partida. 
(...) 
Mas parto contente por pertencer a uma espécie que ousou também partir da sua Terra. Homens e mulheres que tiveram a coragem suficiente para saírem do seu próprio planeta à procura de outros mundos. 

C.S.