quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Hoje na RADAR





















São os 25 anos deste disco.
O programa «Álbum de Família» transmite na íntegra o álbum «Out of Time» dos norte-americanos R.E.M., editado em 1991. 
É o disco que colocou a banda do vocalista Michael Stipe nos tops mundiais. A consagração comercial, com temas tão conhecidos como “Losing My Religion”, “Near Wild Heaven” e “Shiny Happy People”.
Os R.E.M. eram a banda internacional fetiche da minha primeira e há muito extinta estação de Rádio, pelo que não me é indiferente o regresso à audição integral deste trabalho discográfico. 
Pessoalmente sou mais adepto da fase 1983-1988. Há, inequivocamente, um antes e um depois de «Out of Time», mesmo com bons trabalhos editados desde então, até à dissolução da formação no ano 2011.
Recentemente, no dia 18 de Outubro, foi publicada uma edição comemorativa dos 25 anos de «Out of Time», revista e aumentada, incluindo temas que ficaram de fora do alinhamento original, versões inacabadas, raridades e um concerto ao vivo, juntamente com um disco Blu Ray. 

Apresentação e realização de Joana Bernardo 
4ª feira às 14:00 
Domingo às 12:00 
2ºfeira às 23:00 


terça-feira, 29 de novembro de 2016

Rádio Super Bock Super Rock

Está 'no AR' desde as sete da manhã de hoje 













Ouvir ( + informação) aqui 
 
2ª a 6ª feira:

07:00/10:00 – Tiago Castro | Manhã Autêntica
10:00/13:00 – Nelson Ferreira | Parque das Canções
13:00/16:00 – Manuela Paraíso | Super Tarde
16:00/20:00 – Paulo Lázaro | Expo Rock 
20:00/23:00 – Ricardo Mariano | Arena Lunar

Transitam da RADAR os programas Vidro Azul, Em Transe e A Floresta Encantada

Hoje em LISBOA
































Estudos da Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade 
A partir das 9.30h, na FCSH (Edifício I&D, Sala Multiusos 2).
Uma organização do CIC.Digital (Pólo FCSH).

Avenida de Berna, 26-C, 1069-061 Lisboa. 

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Vai nascer

Vai nascer esta terça-feira, dia 29, a nova Rádio Super Bock Super Rock, no lugar da cessante Rádio Nostalgia.
Frequências: 90.4 Lisboa | 91.0 Porto



sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Elisabete Apresentação

















Ninguém consegue possuir melhor apelido para animadora de Rádio

Estive a ouvir a emissão da RUM esta manhã e, assim sendo, acompanhei o painel das dez às treze, com apresentação de Elisabete. 
Radialista há 25 anos na RUM, desde Junho de 1991, é também autora do programa «Ouvido Externo». 
O que ouvi aqui foi, segundo os termos (muito) em voga, animação de continuidade com alma!

RUM-Rádio Universidade do Minho
Segunda a Sexta-feira (10:00-13:00).
Ouvir aqui

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

De volta hoje














O regresso das crónicas diárias «Mixórdia de Temáticas», nas manhãs da Rádio Comercial com Ricardo Araújo Pereira, entre as 07:00 e as 10:00 (será por volta das 08:15). O hiato durava desde 2014.
O talento do maior humorista português da actualidade ao serviço da Rádio. O humurista que colocou a Rádio Comercial no topo das audiências nacionais (pelo menos neste horário matinal, de 2ª a 6ª feira), segundo o Barame Rádio elaborado pela Marktest.

sábado, 19 de novembro de 2016

Hoje em ALMADA



sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Está quase a nascer















"Está quase a nascer" é a frase que povoa a emissão da recentemente extinta Rádio Nostalgia, nas frequências 90.4 em Lisboa e 91.0 no Porto (Matosinhos).
Em seu lugar surgirá em breve uma nova Rádio, ligada ao Festival Super Rock.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Rádios desafiam Governo

Há 28 anos 

























(Clicar na imagem para ampliar e ler) 
Fonte: blogue «IÉ-IÉ»

Como as coisas mudaram radicalmente em menos de três décadas...

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Hoje na RADAR





















Depois da morte do trovador canadiano no passado dia 7, a memória de Leonard Cohen na Rádio, com passagem integral e habitual contextualização no programa «Álbum de Família», agora com realização e apresentação de Joana Bernardo.
Longe de ser o disco mais representativo da longa carreira do autor de “Suzanne”, o álbum «I’m Your Man» (editado em Fevereiro de 1988) encontra-se já na fase mais comercial do autor (fase essa iniciada em 1984, com o álbum «Various Positions»), que precede a terceira e última fase – a do jubileu –, que terminou com o álbum «You Want It Darker», editado há semanas. 

Álbum de Família 
RADAR
4ª feira às 14:00 
Domingo às 12:00 
2ª feira às 23:00.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Café da Manhã
































Afinal a Rádio Renascença não é a única estação nacional a fazer publicidade pública às suas manhãs.
A RFM (o antigo FM da Renascença e depois cognominado de O Outro Canal da Renascença) também exibe cartazes na rua, sobre a sua nova equipa matinal. Porém, aparentemente, em menor número e visibilidade.

Café da Manhã
RFM aqui 

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

SUPER

Olá, desde 1948 e adeus, até 2034 



sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Leonard Cohen

1934-2016












Leonard Cohen na «Rádio Crítica»:

Canções que salvam (15 de Abril de 2007) 
Leonard Cohen (24 de Setembro de 2010)  



quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Livros com Rádio lá dentro
































No que toca à Radiodifusão, fala sobretudo do surgimento do fenómeno das chamadas Rádios Pirata, que explodiram à margem da Lei, no espectro nacional nos anos 80. Do silenciamento no dia 24 de Dezembro de 1988 [por decreto governamental] até à legalização – não de todas – em Março de 1989. 
Rádios que eram bons projectos quando apareceram na grande Lisboa, como por exemplo a RUT-Rádio Universidade Tejo, Rádio Minuto, Telefonia de Lisboa, Rádio Cidade, RGT-Rádio Geste, CMR-Correio da Manhã Rádio e TSF-Rádio Jornal. 
Dos exemplos referidos, quase todos desapareceram. Permanece a TSF, mantendo a sua filosofia informativa, apenas mudando a cognominação para TSF-Rádio Notícias. A Rádio Cidade mudou de cara (várias vezes), de perfil e de nome para Cidade FM, mas nada tem a ver com o entusiasmante projecto luso-brasileiro inicial de há trinta anos. 
O livro LX 80 destaca também António Sérgio, a grande referência na Rádio portuguesa nos anos 80 e a maior figura da Rádio em Portugal nas últimas quatro décadas. 
De Joana Stichini Vilela e Pedro Fernandes, autores dos anteriores LX 60 e LX 70. 






































Depois de vários adiamentos (era para ter sido em Dezembro do ano passado e depois na Feira do Livro de Lisboa deste ano), foi apresentada esta semana a autobiografia de Júlio Isidro. Um homem da Televisão, mas que também foi – e muito! (poderia continuar a ser) – da Rádio. 
A autobiografia, com prefácio de Baptista-Bastos, foi apresentada dia 9 em Lisboa [FNAC-Colombo, Benfica], por Nuno Markl e será apresentada por Álvaro Costa no Porto, dia 19 [FNAC-Norte Shopping, Sra. da Hora]. Dia 15 há festa no Teatro da Trindade, em Lisboa, com entrada livre. 
Júlio Isidro trabalhou no RCP-Rádio Clube Português, RDP-Rádio Comercial, Central FM e Antena1. Foi autor de programas que ficaram na história: «Grafonola Ideal» e «Febre de Sábado de Manhã». 
A Rádio é tema recorrente nas centenas de páginas deste livro. Maravilhosamente. 

































A Rádio em Angola, no tempo da colonização, estava muito mais avançada que a Rádio que se exercia na então chamada Metrópole. 
Várias razões e condições existiram para que tal acontecesse como, por exemplo, uma maior liberdade mental e social, colorida por um clima subtropical, inspirador de uma mentalidade menos formal, longe do cinzentismo do regime ditatorial que se praticava a partir de Lisboa. 
Muito haveria para dizer sobre a modernidade radiofónica de Luanda nos últimos quinze anos de presença portuguesa, mas o melhor é descobrir essas pistas na leitura do livro que, diga-se em rigor, não é sobre Rádio. 
Autoria de Rita Garcia. 

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Hoje no Mundo



Hoje em Portugal



terça-feira, 8 de novembro de 2016

Road to America

























Que Rádio se ouve aqui? 

Na semana em que a principal potência do planeta elege nova presidência, o assunto que atravessa quase todo o mundo é, naturalmente, muitíssimo falado nos Estados Unidos.
No tempo a que me refiro, as presidenciais não eram ainda muito faladas. Obama encontrava-se no pleno exercício do seu mandato, não tendo adversário político à altura.
Nesse Verão não muito distante descobri na cidade de Billings uma Rádio informativa. De forte componente local e regional, uma rádio de informação na América é sempre uma estação de muita palavra. Billings é uma cidade industrial, onde predomina a industria pesada da petroquímica. As notícias da comunidade são uma constante, mas o resto da realidade do país dos cinquenta estados não passa despercebida. Os debates interactivos na News Talk em directo com os ouvintes ocorrem em numerosos períodos do dia e da noite, falando-se de tudo, incluindo Política.
A Rádio na América tem uma importância e presença na população superior à verificada na Europa.
Num país onde o culto da imagem publicitária, o glamour de Hollywood e a pululância televisiva parecem imperar de forma esmagadora sobre tudo, a Rádio atinge maiores audiências que a TV.
O universo radiofónico norte-americano é duma dimensão e diversidade difíceis de percepcionar por parte de um cidadão europeu.








Hoje em dia, como se sabe por via da Internet, as rádios são todas mundiais.
Ouvir aqui

domingo, 6 de novembro de 2016

Hoje na BRANDOA

Último dia 


quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Hoje na RUM















O novo trabalho dos portugueses You Can't Win Charlie Brown no programa «Português Suave» na RUM-Rádio Universidade do Minho, em Braga.
Em estúdio estará o músico Salvador Menezes em entrevista sobre o álbum «Marrow».
Boa música nova feita por portugueses, em inglês, numa rádio portuguesa.
Entre as 19:00 e as 20:00, com realização de João Pereira.

Ouvir aqui

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Na Rádio e na TV













Neste dia em que passam sete anos sobre a morte de António Sérgio, a Antena3 faz uma emissão especial de homenagem a partir das 22:00 e a RTP2 transmite depois das 23:00 o documentário «Uivo», de Eduardo Morais, em estreia na Televisão, realizado em 2014.

António Sérgio na «Rádio Crítica»