quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Rodízio Fla-Flu










Bruno Nogueira e João Quadros, dupla de autores de humor, regressaram esta temporada à TSF, de onde nunca deviam ter saído. 
«Tubo de Ensaio» na TSF conheceu uma primeira vida, de mais de oito anos, entre 1 de Outubro de 2007 e 30 de Dezembro de 2015. Depois, a dupla rumou à Rádio Pública, onde permaneceu com a crónica «Mata-Bicho», estando na Antena1 e Antena3, entre os dias 19 de Setembro de 2016 e 29 de Junho de 2018. 
Há uma espécie de rodízio de humoristas a passarem pelas rádios portuguesas, que se tornou num dos pratos mais apetecíveis da programação. Só para lembrar alguns exemplos mais recentes: Maria Rueff esteve em dois momentos na TSF, agora está na Antena1 com a personagem Zé Manel taxista, que também já tinha passado pela Rádio Notícias. Nuno Markl esteve no humor da Rádio Comercial e Best Rock FM, depois na Antena3, regressando à Comercial. Salvador Martinha esteve na RFM e depois na TSF. João Franco Bastos está na Mega Hits, depois de ter estado nas manhãs da Antena3. António Raminhos encontra-se actualmente na TSF, depois de ter estado nas manhã da RFM. Joana Marques saiu em Dezembro da Antena3 para ingressar na Renascença. No início da presente temporada até aconteceu uma coisa não muito habitual, talvez mesmo inédita, de podermos ouvir Bruno Nogueira e João Quadros de segunda a sexta-feira nas manhãs da Rádio Comercial e semanalmente à sexta-feira na TSF, entre Setembro e Dezembro do ano passado. 
Esta roda viva de sustento humorístico faz lembrar um restaurante chamado «Fla-Flu» (numa alusão ao termo utilizado no encontro clássico dos clubes brasileiros de Futebol Flamengo e Fluminense), em que o ritmo a que as carnes passavam pela mesa era a tal velocidade que ainda quase nem se tinha provado uma especialidade já aparecia outra peça diferente a sobrepor-se-lhe. 
Há variedade para vários gostos e nem todas as iguarias são de primeira linha. Existe na Rádio humor de duvidosa qualidade, mas a roda vai continuar viva. Até porque o formato é um dos actuais conteúdos radiofónicos de maior sucesso na Rádio em Portugal, como está provado nas manhãs da Rádio Comercial, RFM e Antena3. 
Que o regresso do «Tubo de Ensaio» se mantenha na mesma antena, de forma continuada e duradoura, como da primeira vez em que esteve na TSF.



Bruno Nogueira e João Quadros 
2ª a 6ª feira 09:20 e 18:40 
Sábado e Domingo 15:00 às 15:30 (versão compacto da semana).
Ouvir aqui

Bruno Nogueira e João Quadros na «Rádio Crítica»: 
Tubo de Ensaio (14 de Dezembro 2012) 
Tu(r)bo nisso! (15.de Maio 2015) 
Mata-Bicho (16.de Março 2017) 



<< Home