domingo, 24 de novembro de 2024

Pedra e Sombra


Certo dia um canalizador veio a minha casa. Consertou algo, colocou tubagens, placas. Quando acabou,  disse-me: "Sabe? Sinto que alcancei algo, fiz algo de importante aqui. E na noite após concluir uma obra bem feita, durmo lindamente." 
Eu admiro muito este canalizador. Ele é um trabalhador. Ele faz algo. Eu escrevo livros, ele conserta canos. No fim, ambos criamos algo. Com os outros, para os outros e para nós próprios. Acho que isso nos dá energia e desejo de uma bela vida. 

Burhan Sönmez 










Fotografia de Jorge Carmona 

O Inferno não é o lugar onde sofres. O Inferno é o lugar onde ninguém te ouve sofrer 

Entrevista ao escritor turco Burhan Sönmez, de origem curda, no Festival Internacional de Literatura Fólio, em Outubro deste ano, em Óbidos, que teve como tema a Inquietação. 
Barbárie, prisão, tortura, genocídio, guerra, ódio, deportação, despojamento, indiferença, censura, luta, direitos, resistência, opressão, memória, amnésia, dor, sofrimento, Liberdade, Política, História e Arte. Temas abordados nesta entrevista, no mais belo e interessante programa semanal do actual serviço público de radiodifusão em Portugal. Tal como na «Ronda da Noite», o destaque está a ser feito aqui e agora ao programa «A Força Das Coisas» como pretexto para referir, uma vez mais, que qualquer uma das edições deste espaço semanal são todas importantes, cruciais e fundamentais para quem gosta de ouvir - e dá o devido valor - à excelência da Rádio de palavra, pensamento, reflexão e conhecimento. 

Quando recordamos algo tão antigo não nos lembramos dos detalhes, mas sim do que sentíamos. Se era bom ou assustador ou triste. 

A Força das Coisas 
Antena2 
Produção, realização e apresentação de Luís Caetano 
Sábado, 23 de Novembro 2024 
16:00/18:00 
Ouvir aqui 



<< Home