quinta-feira, 22 de dezembro de 2005

TV on the Radio






















Os programas originalmente pensados e realizados em rádio raramente conseguem a mesma eficácia quando transpostos para outros suportes, nomeadamente para a televisão. "O Homem Que Mordeu o Cão TV" é um exemplo (recente) disso. Não resultou. É uma constatação antiga, mas continua a insistir-se em levar a rádio para a televisão.
O programa de rádio "1001 Escolhas" (já referenciado neste blogue) tem um remake semanal na RTP-N (domingos, 23:00 - 00:00) que, ao contrário da esmagadora maioria dos casos anteriores, resulta em televisão. Resulta porque é diferente da emissão radiofónica. Tem aspectos de complementaridade. Foi reformulado, tem uma outra equipa, embora mantenha a apresentadora Madalena Balça. Mas, apesar da eficácia encontrada na TV, o programa "1001 Escolhas" é melhor na rádio. Tem mais conteúdo, é mais variado, mais rico. A versão para TV é um programa de televisão que mantém o nome, a apresentadora e uma pequena parte do conceito rádio. É por isso uma outra coisa. Não me parece que se devam comparar Rádio e Televisão, mas já que as comparações entre estes dois figurinos parecem - neste caso - inevitáveis, é bom de ver (ouvir) que o formato rádio do programa "1001 Escolhas" sai a ganhar nesta mal disfarçada rivalidade.
Quando era criança, imaginava como seriam os programas de rádio que ouvia se tivessem imagem. Fazia imaginariamente a junção feliz e perfeita da rádio com a televisão...e assim formulava imagens fabulosas, impossíveis, outras mais concretas, outras bizarras, outras abstractas e por aí fora. Era preciso imagem concreta em ecrã de televisor? Claro que não, porque as imagens formuladas através dos sons são infinitamente mais ricas e poderosas que tudo o resto. Era assim, continua a ser assim e continuará a ser assim.
TV on the Radio? Não, obrigado. Só se for em disco!



<< Home