sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

PODCAST 2006

O ano que terminou há dias foi o começo da sementeira. Em 2006 começarão a surgir os primeiros frutos sólidos em Portugal do fenómeno cada vez mais popular do Podcasting. É já claro que a pulverização do Podcasting vai trazer a lume conteúdos desinteressantes, subprodutos de qualidade duvidosa. Um pouco à semelhança do que aconteceu há mais de vinte anos com o fenómeno das rádios pirata. Ao início caberão todos, por princípio todos terão acesso ao acto de produzir livremente. Com o passar do tempo terá lugar um processo de selecção natural, donde se extrairá o trigo do joio. Cabe aos ouvintes/subscritores do Podcast fazer essa triagem. Com toda a naturalidade. Ainda não chegámos aí, mas para lá caminhamos a passos largos. A carolice dará lugar a um universo mais maduro, mais profissional. As rádios tradicionais já estão a perceber - embora ainda um bocado timidamente - a importância de acompanhar este novo fluxo tecnológico. Honra seja feita à TSF que se antecipou e aderiu ao fornecimento (parco) de conteúdos em formato Podcast desde o início deste novo ano. Não se percebe lá muito bem como é que o "porta-aviões" da rádio portuguesa, a RDP, está tão demorada neste processo, cujas capacidades máximas ainda estão por conhecer a fundo. Com um acervo histórico sem paralelo no país, a cada dia que passa aumenta o desperdício de tempo perdido. É confrangedor.

Quando as rádios tradicionais entrarem em velocidade cruzeiro nos conteúdos fornecidos em Podcast, partindo do princípio que isso vai mesmo acontecer, restará aos Podcasters privados (caseiros) a capacidade de serem alternativa, através dos programas de autor. Serão os programas de autor - são-no já - a primeira e mais valia do Podcast. Nestes anos de estagnação de criatividade, diversidade e investimento quase nulo em programas em nome próprio, o Podcast é a estrada que se abre para além do beco sem saída a que se chegou. Não é difícil imaginar que, assim como alguns blogues chegaram à literatura, aos jornais, diversas publicações e à televisão, haverá programas de autor em Podcast a chegarem à rádio tradicional. Até aí, o Podcast será uma complementaridade à rádio. Mas a velocidade dos acontecimentos pode até ultrapassar essa etapa e saltar-se imediatamente a seguir para uma outra coisa qualquer e indefinida...talvez a criação de uma central de programação em Podcast que os distribua em tempo real através da Internet sem prejuízo dos descarregamentos e subscrições. Essa central de conteúdos poderá captar publicidade, auto sustentar-se através das receitas e assim tornar obsoleto o conceito actual de rádio tradicional com estúdios próprios, edifício sede, etc. Esta sim, é uma ameaça à rádio nos moldes como a conhecemos hoje. Mas como se diz à boca pequena, quando se fecha uma porta, abre-se uma janela. Inevitável?

Pessoalmente, encaro o fenómeno Podcast como uma oportunidade para os profissionais de rádio poderem desenvolver trabalho em nome próprio que, por razões várias, não podem desenvolver nas estações tradicionais em que trabalham. Nesse sentido, o desafio é altamente estimulante. Assim o queiram e saibam aproveitar.

Francisco Mateus

P.S: Já agora: não se arranja um termo em português para este fenómeno? Aceitam-se sugestões.


Para acabar de vez com 2005
O melhor do Podcast Português:

Lado B
http://programaladob.blogspot.com/
http://ladob.libsyn.com/rss
autor: Pedro Esteves

Ruclub
http://www.ruc.pt/
http://ruclub.blogspot.com/
http://ruclub.libsyn.com/ http://ruclub.libsyn.com/rss
autor: Paulo Santos


Íntima Fracção
http://www.ruc.pt/
http://www.intima.blogspot.com/
http://www.esec.pt/radio/programas/intimafraccao/if.html
http://www.gavezdois.com/
autor: Francisco Amaral


Percepções
http://www.rum.pt/
http://www.infinitu.blogspot.com/
http://ruminho.no-ip.org/podcast.php?catid=36
autor: Nídio Amado


Vidro Azul
http://www.ruc.pt/
http://vidroazulruc.blogspot.com/
http://vidroazul.libsyn.com/
autor: Ricardo Mariano


Mutantes
http://radio-mutantes.blogspot.com/
http://feeds.feedburner.com/mutantes
autores: Miguel Soares e Vítor Oliveira



PODCAST: o que é?
Antes ouvia-se a rádio no momento em que ela acontecia. Era irrepetível, dizia-se. Depois veio a Internet e alguns programas/sons passaram a estar disponíveis para além do momento da sua passagem hertziana. Mas ainda era preciso abrir o computador, consultar a página e confirmar se esse programa tinha ido para o ar. Até que apareceu o podcasting [associação da marca do leitor de áudio da Apple, iPod, ao termo “casting”, como sinónimo de transmissão]: colocando um código (feed) associado a um programa, que cada pessoa pode subscrever num programa agregador (como o Ipodder), o áudio chega directamente ao computador sem intervenção humana. Ou seja, posso construir a minha rádio com os conteúdos de que gosto, das mais variadas rádios ou produtores individuais – porque o fenómeno do podcasting começou precisamente com produções caseiras, de gente que encontrou no áudio a rádio que gostaria de fazer. O podcasting é sobretudo uma técnica de distribuição de áudio, cujas potencialidades ainda estão por explorar.





<< Home