domingo, 19 de março de 2006
Perigos do Podcast
Podfading
Afinal não é só um mar de magníficas possibilidades este fascinante fenómeno do Podcast. Também há alguns “contras” a ter em atenção. Um deles é de não haver benefícios para os autores de Podcast. Pode ser, à partida, o maior factor de desmotivação para continuar. A regularidade dos podcasters está ameaçada por dentro. Como se vê na notícia do PÚBLICO, começar é fácil, manter nem tanto. É um sério alerta para quem quer começar a produzir em Podcast. Se é para acabar pouco depois do arranque, então o melhor é nem sequer começar. A irregularidade de produção descredibiliza o formato. Afecta profundamente o valor e o princípio mais nobre do Podcast, que é ser uma alternativa credível à rádio actual. A regularidade é fundamental.
O que eles dizem (12)
«As baixas do podcasting
Ryan e Jen Ozawa estavam a voar alto nos tops do iTunes, gozando de um muito invejável grupo de 15 mil ouvintes no seu podcast semanal, The Transmission, dedicado inteiramente à série televisiva Lost (Perdidos). Mas depois, escreveu recentemente um repórter da Wired online, numa reviravolta dramática digna de qualquer argumento televisivo, o casal residente no Hawai deixou a sua audiência estupefacta quando, de um dia para o outro, decidiu colocar um ponto final no The Transmission.
O programa do adeus dos Ozawas, emitido no final de Janeiro, foi um choque para o mundo dos podcasts, onde poucos autores/artistas conseguem gozar de tanta popularidade. The Transmission chegou mesmo a atrair a atenção de vários actores da série Perdidos e tinha já um genuíno clube de fãs. Mas com Ryan a dar aulas à noite e com três filhos em casa o tempo consumido pelo programa começou a ser avassalador para o casal. “Gravávamos depois de ver a série passar na televisão, estávamos online por volta das três da manhã e no dia seguinte éramos um par de inúteis”, explicou Ryan Ozawa, 32 anos, empregado bancário.
O Podcasting atraiu milhares de pessoas com base na premissa de que qualquer um pode criar um programa áudio, construir uma audiência online e mesmo chegar ao estrelato. Menos celebrado, recorda o texto da Wired, é o facto de um número imenso de programas começar e acabar num abrir e fechar de olhos. O fenómeno já tem nome, podfading, criado por Scott Fletcher em Fevereiro de 2005 quando desistiu dos seus dois podcast.
Embora seja difícil contabilizar as vítimas do podfading, Rob Walch que dirige um programa de entrevistas a podcasters chamado Podcast411, arrisca que pelo menos um quinto dos podcasters não chega ao décimo programa; e espera que o cemitério dos podcast fique ainda mais povoado à medida que todo o processo tecnológico se for tornando mais fácil. No seu programa, Walch só entrevista quem já conseguiu ultrapassar a barreira dos 10 episódios.
“O podcasting é uma daquelas coisas que é barata e fácil de começar mas que depois consome uma enorme quantidade de tempo e dedicação sem que no fim exista qualquer recompensa monetária”, resume Brian Reid, blogger e jornalista freelancer entrevistado pela Wired.»
J.A.
in PÚBLICO
Domingo, 19 Fevereiro 2006