terça-feira, 13 de junho de 2006

Grandes Músicas









Mais um bocadinho de Rádio na Televisão. Agora é a vez e a voz de António Cartaxo. No primeiro programa, estreado no sábado passado, Cartaxo demonstrou uma vez mais os seus talentos de grande comunicador, de grande contador de belas histórias. Sempre acompanhado da Grande Música. É claro que um programa de TV não é um programa de rádio. Há a limitação imposta pela imagem. O som tem a dimensão do infinito. Mas ainda assim, em «Grandes Músicas» na RTPN, António Cartaxo consegue manter durante meia hora uma certa dimensão de transcendência há muito assinada por ele na rádio. Apesar de alguns planos pouco favoráveis ou de opções estéticas e visuais menos bem conseguidas. Mas também não será fácil fazer muito melhor. Afinal, trata-se de dar imagem a um programa de rádio. Neste caso, não restam dúvidas sobre a superioridade com que a rádio se coloca em relação à TV, mas não fiquei nada desiludido com o que vi. O programa resulta e é manifestamente muito interessante.
A primeira emissão foi dedicada a três compositores eruditos (George Gershwin, Erik Satie e Dmitri Shostakovich) que saíram dos cânones clássicos e namoraram a chamada música ligeira. “Senhor Ligeiro”, assim se chamou o primeiro programa de «Grandes Músicas» na RTPN. Ligeiro? Nem um pouco. Senhor? Sim, senhor.

A música é um romance sem fim

Na TV:
«Grandes Músicas» por António Cartaxo
RTPN (Sábado, 22:30/23:00)
Repetições: Domingo (18:30/19:00); 2ªfeira (17:30/18:00); 5ªfeira (14:30/15:00)

Na Rádio:
«Grandes Músicas» por António Cartaxo
RDP Antena1 (Segunda a sexta às 05:55, 09:25, 19:55 e 23:50)

Relances da criação dos maiores compositores de sempre, da Renascença ao nosso tempo. Em ligação à vida, à sociedade e às outras artes. Visões fugitivas que perduram!

A rádio não se conta, ouve-se. E há tantas histórias de música para contar... Um romance sem fim.



<< Home