quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Coisas do Verão 2006 (1)















Umas férias de verão atípicas têm as suas vantagens. Uma delas é a noção, muitas vezes ilusória, de liberdade de tempo. As viagens proporcionam essa sensação e Veneza é sempre uma passagem obrigatória numa coisa chamada «Férias em Itália». Este ano com um toque de classe cinematográfico, na ilha de Lido: «Morte A Venezia».

O compositor Gustav Aschenbach, de férias no estrangeiro, parece um homem reservado e civilizado. Mas o encontro inesperado com alguém de rara beleza vai inspirá-lo a entregar-se a uma paixão oculta que pressagia um trágico destino.
O realizador Luchino Visconti transforma a obra clássica de Thomas Mann numa “obra-prima de força e beleza” (Cue William Wolf). Como o próprio Aschenbach, também Visconti revelava-se obcecado pela sua arte. Os seus filmes vivem de atmosferas lívidas e subtis por baixo de superfícies plácidas e da obsessiva atenção ao detalhe. «Morte em Veneza», um filme enriquecido pela magnífica música de Gustav Mahler e pela inesquecível interpretação de Dirk Bogarde, foi reconhecido como sendo um dos melhores do seu genial criador com a atribuição do Grande Prémio do 25º Aniversário em Cannes.

















Este filme dava um bom programa de Rádio!
(dava, e vai dar…)



<< Home