terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Bem-vindo ao seu mundo




















2006 chega ao fim com uma certeza: actualmente todos nós deixámos de ser consumidores passivos das novas tecnologias. Nesta nova era, para além de consumidores que somos, também somos produtores, agregadores, distribuidores e divulgadores de conteúdos multimédia. Está ao alcance de qualquer um de nós, desde que queira e tenha interesse nisso. A revista «TIME» percebeu isso e elegeu cada um de nós a figura do ano que agora termina.
Há já uma outra certeza: no próximo ano vão aparecer mais podcasters, as rádios tradicionais vão disponibilizar mais conteúdos em podcast, o mundo sonoro na Internet vai ganhar uma maior dimensão e importância. Pelo menos em potência, está em cada um de nós – desde que devidamente inseridos na sociedade da informação – um jornal, uma rádio ou uma televisão. É fácil, é barato e não dá milhões.
Neste admirável mundo novo também há o outro lado da moeda. Existe uma outra face bem menos aliciante, como se constata na notícia de jornal abaixo transcrita.
------------------------------------------------------------------------------------

O que eles dizem (20)

Fim do boom dos blogues previsto para 2007
As estimativas dizem que já há mais de 200 milhões de ex-bloggers. E o cemitério da blogosfera não vai parar de crescer

A multiplicação de blogues à velocidade da luz, com a Internet a receber todos os dias centenas de novas páginas pessoais e interactivas de todos os tipos e para todos os gostos, deverá viver o seu “pico” no primeiro semestre de 2007.
Isto porque muitos dos seus autores vão deixar de “postar” (escrever, colocar imagens, sons, etc), de todo ou com uma regularidade cada vez mais espaçada. Pelo menos é esta a previsão da empresa de pesquisa e consultoria Gartner que escolheu as 10 grandes tendências previsíveis para o próximo ano na área das tecnologias de informação.
“Tendo em conta a esperança de vida média de um blogger e o crescimento actual dos blogues, já existem hoje em dia mais de 200 milhões de ex-bloggers. O pico do número de bloggers atingirá a barreira dos 100 milhões durante a primeira metade de 2007”, considera a Gartner nas suas previsões anuais.
A verdade, argumentam estes analistas, é que a maioria das pessoas que sonharam um dia ter uma página pessoal na Net já o fizeram, os fãs dos blogues vão continuar a existir mas muitos tornaram-se preguiçosos e outros desistiram completamente.

Todos “localizáveis”
Outra previsão da Gartner arrisca que entre hoje e 2011, 60 por cento da população mundial possua um telemóvel será “localizável” através da Internet móvel. Isto devido às exigências acrescidas de segurança nacional bem como às novas estratégias de marketing e publicidade.
Assim, será cada vez mais comum assistir a episódios que agora são insólitos ou estratégias que actualmente são consideradas pioneiras. Os pais vão poder saber se os filhos estão a conduzir em excesso de velocidade. Os polícias, claro, vão poder apanhar mais ladrões (ou terroristas) e as lojas vão poder enviar mensagens promocionais para o telemóvel de um cliente no exacto momento em que este está a passar pela sua montra.

In PÚBLICO
Domingo, 17 Dezembro 2006

--------------------------------------------------------------------------------------

Revista TIME
«Você» é a pessoa do ano 2006
Você é a pessoa eleita este ano pela revista norte-americana Time. «Sim, você. Você controla a era da informação. Bem-vindo ao seu mundo»

Começa assim a texto do editor Less Grossman que justifica a escolha deste ano.

Desde 1927 que a revista Time escolhe todos os anos uma personalidade para a sua rubrica anual, a Pessoa do Ano. Na capa do suplemento já figuraram nomes como Gandhi, Hitler,Estaline, Martin Luther King, De Gaulle, vários presidentes norte-americanos, entre muitas outras. Mas o eleito deste ano é peculiar. Sem rosto e sem nome, o eleito é colectivo e anónimo: é Você.
Apesar de todos os acontecimentos que marcaram este ano, os conflitos no Médio Oriente, a Time concluiu que o que verdadeiramente marcou 2006 foram projectos como a enciclopédia das massas, Wikipédia, ou o arquivo da fama, You Tube -- a world wide web do povo (e não a internet que tinha sido inventada há 15 anos atrás para uso restrito dos cientistas) que classificam como «uma verdadeira revolução».

«Quem são estas pessoas? Seriamente, quem é que se senta após um longo dia de trabalho e diz 'hoje não vou ver Os Perdidos'. Vou ligar o computador e fazer um filme sobre a minha iguana de estimação? (...) Quem é que tem tempo e energia para esta paixão?
A resposta é: você tem. E por tomar conta do reinado dos media globais, por fundar e actualizar a nova democracia digital, por trabalhar para nada e se bater contra os profissionais do seu próprio jogo, a pessoa do ano de 2006 da Time, é você».

Ioli Campos
In SOL
Domingo, 17 Dezembro 2006



<< Home