sábado, 13 de janeiro de 2007

Há 20 anos as notícias de hoje

Noticiário das oito da manhã na Rádio Comercial, com edição do jornalista Vítor Soares
Vítor Soares foi um dos nomes históricos da Rádio portuguesa, nomeadamente na Rádio Comercial durante a década de 80. Foi profissional de Rádio durante 35 anos e afastou-se há pouco tempo.
Este noticiário é um dos vários registos sonoros da década de 80 recebidos ao longo dos últimos meses aqui na «Rádio Crítica».


Ouvir aqui
(Este registo permanecerá em linha até ao fim deste mês)






Faz hoje 20 anos, o mau tempo atacava fortemente Portugal, ventos fortes atingiram os 70 quilómetros por hora durante a madrugada e esse rigoroso Inverno matava pessoas na Europa e Ásia ocidental. No mundo vivia-se em plena Guerra-fria; o Iraque estava a ferro e fogo com o Irão, Khomeini (aos 86 anos) estava a perder capacidades físicas; Portugal vendia armamento aos contras da Nicarágua; a justiça nacional – tal como hoje – funcionava com grandes deficiências; nascia a Agência Lusa; a moeda era o Escudo; etc, etc.
Nesta edição ouve-se a intervenção do jornalista João Carlos Barradas, actualmente comentador de política internacional na TSF; a intervenção a partir de Roma da jornalista Manuela Paixão (o que é feito dela?) e o correspondente Virgílio de Lemos (o que é feito dele?) em Paris. Repare-se ainda nos anúncios publicitários da época, abrindo, intercalando e fechando o bloco noticioso.
Em pouco mais de catorze minutos, o país e o mundo há vinte anos.


Registos

Leitores/"ouvintes" da «Rádio Crítica» responderam ao repto aqui lançado há meses. Esparsa no tempo, tem chegado até mim uma já apreciável quantidade de registos. São programas de rádio já extintos, pedaços de rádio indistinta, programas inteiros, outras emissões e até noticiários. Quase todos os registos sonoros são da década de 80, que era o que se pedia. Nem todos reúnem a qualidade mínima para serem aqui difundidos, outros não acrescentam nada e estão descontextualizados de tudo. São apenas pedacinhos de emissões, com vozes cortadas e som roufenho. É, apesar de tudo, louvável a atitude destes ouvintes que assim quiseram disponibilizar o que puderam. A todos, o meu muito obrigado. Há no entanto sons muito interessantes, com elevado grau de qualidade e de grande interesse. A única desvantagem – e aqui o problema já me pertence – é que não disponho de meios técnicos para os publicar na «Rádio Crítica». Todos os registos que me foram (ou continuarem a ser) enviados têm de ser em formato MP3. De outro modo, e com muita pena minha, não os poderei reproduzir. No entanto, os sons que não estejam em formato MP3 ficarão religiosamente guardados à espera da primeira oportunidade técnica que tenha para os colocar em linha.



<< Home