segunda-feira, 23 de abril de 2007

Continuou na semana passada o ciclo «Abril, mês da Rádio de autor na RUC», a propósito do 21º aniversário da Rádio Universidade de Coimbra.
Como no Cinema também já por lá passou, mas nunca é demais anunciar os parceiros desta importante iniciativa da RUC:






Aos 21 anos a RUC convida 21 projectos para comemorar o aniversário em antena. Ao longo dos 21 dias úteis do mês de Abril, a partir das 18 horas, há sempre uma voz diferente em 107.9 FM ou via emissão online. De vozes que marcaram o éter a quase anónimos, abrimos a via a melómanos que nunca passaram pela RUC mas que partilham da mesma liberdade criativa para o conceito de programa de autor.


3ª Semana de Abril

Segunda, dia 16
O Núcleo de Rádio da Associação Académica de Aveiro apresenta Frequência Universitária.

Terça, dia 17
Luis Rei, ex-Xfm e actualmente na Zero, na RUM e na Antena Miróbriga dá voltas à world music em «Terra Pura».

Quarta, dia 18
Henrique Amaro, da Antena 3 apresenta um «Portugália» expressamente dedicado à RUC, cheio de surpresas e algumas relíquias.

Quinta, dia 19
Vitor Junqueira, mentor do extinto Musicnet e do blog «Juramento sem Bandeira» fazia programa na saudosa rádio do químico e guia-nos por originais que se notabilizaram por covers.

Sexta, dia 20
Chega o dia de mais uma rádio universidade entrar no projecto. Directamente do rio que lhe dá nome, a Rádio Universidade do Marão viaja com conviados ilustres numa emissão especial.


4ª Semana de Abril

Segunda, dia 23
«Orelha Extra» é descrito pelo autor Fernando Cabrita como um canal auditivo suplementar emitido na Rádio Universitária do Algarve todos os domingos entre as 19h e as 21h. Fernando Cabrita começou a fazer rádio ainda no tempo das piratas em Almodôvar e, depois de passar 6 anos pela rádio Castrense, acabou por abraçar o projecto da Rádio Universidade do Algarve a partir de 2005, consciente do risco que é explorar novos horizontes musicais mas com a consciência de que a boa música é boa em qualquer parte do planeta. O «Orelha Extra» pode ser ainda consultado e ouvido em online.

Terça, dia 24
Ricardo Saló é uma figura incontornável no panorama radiofónico nacional. A sua voz, a sua arte, a sua escrita e as suas teorias sobre um universo musical em constante mutação - o futuro da pop - acompanharam-nos com uma sapiência ímpar há vários anos. O «Fuga da Arte», emitido sábados às 24h na Antena 2, é provavelmente o seu projecto mais criativo e desarmante, um programa que só podia ser feito por Ricardo Saló. Na edição de hoje vamos «Até ao fim do mundo».

Quarta, dia 25
Daniel Quinta estuda comunicação social em Braga e todas as quartas entre a 1 e as 2 da manhã lança-se aos microfones da Rádio Universitária do Minho para mais uma «Sagrada Partitura», o conjunto das composições escritas por sublime inspiração, pelas quais a música se revela a Si mesma e nos dá a conhecer o mistério da Sua vontade. Uma hora eclética para ouvidos treinados e exigentes também online.

Quinta, dia 26
«Má Fama – Libertinagem no Éter» é um programa apresentado por Sérgio Hydalgo todas as segundas às 22h na Rádio Zero. Entrevistas, sessões ao vivo e muitos destaques são o sumo de um projecto «à lá John Peel» que pode ser seguido a par e passo na Internet, onde se pode ser ouvido em podcast. Nesta emissão, recupera-se a conversa com o carismático conimbricense autor de «1970», JP Simões.


Uma homenagem à arte ou ao prazer de «fazer rádio».
A RUC sopra as 21 velas em antena todos os dias úteis de Abril, a partir das 18 horas.



<< Home