segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Coisas do Verão 2007 (6)

Maria Keil
Nasceu em Silves no dia 9 de Agosto de 1914. Frequentou o curso de Pintura da Escola de Belas Artes de Lisboa. Em 1933 casou com o arquitecto Francisco Keil do Amaral. Na área da ilustração de livros para a infância ilustrou mais de 30 obras, destacando-se a longa parceria com Matilde Rosa Araújo. Ilustrou também obras para adultos de vários autores e textos da sua autoria. Ilustrou igualmente para publicidade e imprensa.
Uma retrospectiva da obra de Maria Keil, comissariada por Ju Godinho e Eduardo Filipe (os responsáveis da Ilustrarte) e organizada pela Câmara Municipal do Barreiro. Intitulada “A Arte de Maria Keil", pretendeu apresentar a vasta obra da artista, incluindo trabalhos de ilustração, azulejaria e pintura.
Também teve lugar o lançamento do livro “A árvore que dava olhos”, com ilustrações de Maria Keil e texto de João Paulo Cotrim.
Tanto a sua obra é pura, força de uma natureza de todas as estações, seus traços, suas cores levitam aéreos – mas reais e presentes.
Matilde Rosa Araújo
A exposição retrospectiva “A Arte de Maria Keil” teve lugar no Auditório Municipal Augusto Cabrita entre 5 de Maio e 31 de Julho.
http://www.ilustrarte.web.pt/

“Acompanhar com Intelectuais”; “A utopia, a paz e a imortalidade”; “Os teoremas de Deus”; “Gorda, Grega, Feia, de Boina e com cabelos nas pernas”; “Maria e os fantasmas”; “A Música como uma moral do tempo”.
Poucas vezes a Arte e a Rádio estiveram em tão profunda sintonia.