sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Foi publicada segunda-feira em ‘Diário da República’ a norma da Lei da Rádio que impõe a quota de 25% de música portuguesa nas rádios, com efeitos desde Maio deste ano.




ERC vai fiscalizar o cumprimento da legislação
Entidade Reguladora está a criar uma base de dados para receber os ficheiros áudio das rádios

-------------------------------------------------------------------------------------------
O que eles dizem (29)

(…)
Esta lei é suportada por um texto que, além de equívoco na formulação do que é música portuguesa – um eventual álbum de fados de Madonna, já que composto por canções “que reflictam o património cultural português” será música portuguesa – exige o que a oferta discográfica portuguesa não parece ser capaz de responder, pelo menos para já.
(…)

Haverá música nova suficiente para não obrigar o FM português à repetição, à exaustão, de mais dos mesmos, nas rádios generalistas? Mergulhada em crise profunda, a indústria discográfica portuguesa produz hoje pouco (nem interessa agora se maus, se bom). A rádio obriga a passar mais, e novo. Mas estará a indústria do disco a oferecer novidade em sintonia? Não parece. A partir de valores iniciais mais próximos da realidade da oferta actual, o crescimento gradual da quota e dos disco editados seria mais eficaz e bem sucedido.

Nuno Galopim
In: Diário de Notícias
Terça-feira, 13 de Novembro 2007



<< Home