segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

TSF 20 ANOS









A rádio que mudou a Rádio (I)
Esta é a semana dos vinte anos da TSF. Até sexta-feira, alguns dos pontos-chave de uma história de duas décadas sobre a rádio que mudou a Rádio e que mudou Portugal.

MARÇO 1981 É criada a TSF-Cooperativa de Profissionais de Rádio.

17 JUNHO 1984 Primeira emissão “pirata”. Durou quatro horas e incluiu mensagens de apoio ao movimento das rádios livres.

MAIO 1987 Início do primeiro curso de formação da TSF.

29 FEVEREIRO 1988 Primeira emissão da TSF, ainda “pirata”, em Lisboa na frequência 102.7 em Frequência Modulada. Emídio Rangel é o primeiro Director. Estúdios na Torre 2 das Amoreiras.

25 AGOSTO 1988 Incêndio do Chiado, em Lisboa. Primeira de muitas transmissões históricas em directo na TSF.


TSF celebra 20 anos a recordar
Semana com histórias, depoimentos, reportagem, um livro e uma festa

“Por uma boa história, por uma boa notícia, vamos ao fim da rua, vamos ao fim do mundo.” A TSF vai tornar, dia 29, sexta-feira, tão literal como real o lema que a guiou durante 20 anos. A rádio do grupo Controlinveste (ao qual pertence também o DN) vai colocar um repórter no “fim do mundo”, ou seja, em Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, na província da Terra do Fogo, na Argentina, para, a partir daí, contar muitas histórias e fazer reportagem. Ao mesmo tempo, um outro repórter estará “no fim da rua” – zona ribeirinha de Lisboa (de manhã), onde António Costa falará sobre os planos para esta zona, e na baixa do Porto (à tarde), onde o presidente desta cidade, Rui Rio, irá também falar sobre esta zona, contou ao DN Paulo Baldaia, o actual director da TSF.

Paula Brito
In: «Diário de Notícias»; Sábado, 23 de Fevereiro 2008



<< Home