sexta-feira, 11 de abril de 2008

Hora ípsilon











Leia no Ípsilon, ouça na Oxigénio

É uma parceria da rádio Oxigénio com um suplemento semanal do jornal diário «Público». E é uma parceria feliz. As parcerias de publicações da imprensa com a Rádio costumam resultar. Nos últimos 25 anos, houve algumas de grande eficácia que deixaram marcas na história da rádio em Portugal. Lembro-me de, por exemplo, o espaço «7 por 7» na Rádio Comercial, uma parceria com o semanário de espectáculos «Se7e», apresentado por António Macedo e João Gobern nas tardes de sábado. Outro exemplo ainda nos anos 80 é o «Espaço Êxito», na Rádio Cidade – na altura (1986/87) ainda pirata - de segunda a sexta-feira (12:00/13:00) com apresentação de José Maria Lameiras. Ou ainda o «Círculo em FM», na Rádio Comercial, em parceria com o Círculo de Leitores que, entre outros, teve apresentação de José Ramos.
Já na primeira metade desta década, este tipo de sinergia escrita/radiofónica também me passou (profissionalmente) pelas mãos na TSF, na «Hora DN Mais». Sessenta minutos de segunda a sexta-feira à tarde. Nessa hora, os animadores da TSF apresentavam à sua maneira (e esse era um pormenor fundamental para a lógica de comunicação) os conteúdos em destaque nessa semana, que eram fornecidos pelo editor do «DN Mais». O suplemento era publicado com o DN ao Sábado.
Há cerca de dois anos retomou-se – com substanciais diferenças – uma iniciativa do género, através da parceria com a revista «6ª» do «Diário de Notícias», no espaço (também de uma hora) designado de «6ª à 5ª». O nome derivava do facto de a revista ser editada à sexta-feira e ser apresentada na rádio na véspera. Uma das substanciais diferenças em relação à «Hora DN Mais» era a diversidade de temas abordados que, para além da música, incluía outras áreas da cultura como a literatura e o cinema. Outra das diferenças estava na forma de apresentação, feita pelo editor da revista – Nuno Galopim – e quase sempre em directo. Esta parceria/sinergia durou pouco tempo, tendo como causa a cessação de edição da «6ª» depois da entrada de uma nova direcção no «Diário de Notícias».
A «Hora ípsilon» na Oxigénio acontece na última hora do painel (07:00/10:00) apresentado por Rui Portulêz (ex-RUC; XFM; Mix FM). Portulêz apresenta em saudável tom de informalidade os destaques da edição do suplemento publicado nesse dia, recebe e conversa com convidados em estúdio (em directo) e conta ainda com a presença de jornalistas que assinam alguns dos trabalhos publicados. Nesta sexta-feira, o destaque foi para o novo disco de Camané. O próprio fadista esteve presente na conversa, ao lado do jornalista João Bonifácio que o entrevistou no «ípsilon». A moderação da «Hora ípsilon» está a cargo do animador de serviço nas manhãs da Oxigénio, Rui Portulêz.

«Hora ípsilon» na Oxigénio, Sextas-feiras das 09:00 às 10:00



<< Home