segunda-feira, 26 de maio de 2008

Rádio Nostalgia



The Buggles – I Am a Camera (1981)

Perdido no mundo analógico, achados no mundo digital
Outra recuperação do tempo do analógico, graças às possibilidades do mundo digital. Andei anos e anos à procura deste single, querendo adquiri-lo em CD. Tive-o em vinil no seu tempo próprio e gastou-se de tanto rodar. É um clássico supremo dos inícios da década de 80, no período mais fértil e estimulante da electro-pop britânica.
A reconversão do mundo analógico para o digital fez perder muita e boa informação pelo caminho. É lenta – e continua insatisfatória – toda a reposição de catálogos mais antigos, e não só no universo pop-rock.
Apenas por mero acaso, numa ou noutra colectânea/compilação dos eighties, é que seria possível resgatar este tema paradigmático do tempo analógico da música electro-pop anglo-saxónica. Depois do inevitável “Video Killed The Radio Star”, “I Am a Camera” é o tema mais representativo dos Buggles.
Esta autêntica proeza de conseguir recuperar uma simples canção com a idade do fim da minha infância, devo-a a um velho parceiro das lides radiofónicas. Pedro Picoto está, tal como eu, numa imensa tentativa de recuperação de algum do tempo perdido. Uma espécie de missão de arqueologia de sons já muito esquecidos e que marcaram gerações, incluindo a nossa. É uma tarefa inglória porque nunca ficará concluída, mas a cada pedaço de som resgatado ao tempo – ultrapassado pelo próprio tempo – ficamos com a sensação de ter descoberto um dos muitos sanct-grael que povoaram a Rádio que ouvíamos. Momentos de vida indissociáveis de cada canção, momentos de vida colados a cada tema musical. A música como o mais poderoso dos signos rememorativos, desenhando um múltiplo mosaico de uma muito breve e sempre precária passagem pela Terra.
Felizmente que Pedro Picoto não está sozinho nesta reminiscente busca sonora. Tarzan Boy, Hugo Pinto, e Pedro Esteves, por exemplo, estão também na senda do resgate dos outrora sons massimus. E todos eles já desenterraram peças douradas.



<< Home