sábado, 11 de outubro de 2008

Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (02)

"Desafinado" [samba bossa-nova] de Newton Mendonça e Tom Jobim é considerada a canção-manifesto da Bossa Nova, pela simplicidade da letra e da música e pela magnífica interpretação de João Gilberto com a sua peculiar voz de pequeno porte, mas de perfeita colocação das palavras.
João Gilberto gravou pela primeira vez “Desafinado” no dia 10 de Novembro de 1958.

Após o grande sucesso de "Chega de Saudade" que marcou o início do movimento Bossa Nova na música popular brasileira, onde a cadência do samba passou a ser marcada principalmente por uma batida diferente de violão, introduzida por João Gilberto, os compositores musicais da época passaram a produzir novas músicas no estilo Bossa Nova. Assim surgiu "Desafinado" samba de autoria de Tom Jobim e Newton Mendonça, onde os dois grandes músicos e amigos compuseram em conjunto a letra e a música. Newton Mendonça iniciou a sua carreira musical em 1950, tocando piano na Orquestra do Waldemar no Rio de Janeiro; dois anos depois passou a tocar piano no bar «Posto Cinco» revezando a função com Tom Jobim, também pianista. Newton Mendonça actuou ainda no «French Can Can» e na «Casca», sempre no Rio de Janeiro. Em 1952 teve a sua primeira música gravada: "Você Morreu Para Mim", em parceria com Fernando Lobo, num disco de Dora Lopes. Em 1953 fez a sua primeira composição em parceria com Tom Jobim: "Incerteza", gravada por Maurici Moura. Nesse mesmo ano actuou como pianista nos famosos bares «Mocambo» e «Mandarim», neste último actuando à vez com Johnny Alf.Newton e Tom compuseram muitas outras músicas de sucesso como por exemplo: "Só Saudade"; "Foi a Noite"; "Luar e Batucada"; "Castigo" e "Meditação". Todas gravadas pelos melhores cantores da época: Dalva de Oliveira, Osny Silva, Cláudia Morena, Sylvinha Telles, Izaurinha Garcia. A dupla de compositores Tom Jobim e Newton Mendonça foi uma das melhores do movimento Bossa Nova.

Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.



DESAFINADO
(Tom Jobim e Newton Mendonça)

Se você disser que eu desafino amor
Saiba que isto em mim provoca imensa dor
Só privilegiados têm o ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que deus me deu


Se você insiste em classificar
Meu comportamento de anti-musical
Eu mesmo mentindo devo argumentar
Que isto é Bossa Nova, isto é muito natural
O que você não sabe nem sequer pressente
É que os desafinados também têm um coração


Fotografei você na minha Rolleyflex
Revelou-se a sua enorme ingratidão
Só não poderá falar assim do meu amor
Ele é o maior que você pode encontrar
Você com a sua música esqueceu o principal
Que no peito dos desafinados
No fundo do peito
Bate calado, que no peito dos desafinados
Também bate um coração




<< Home