terça-feira, 28 de outubro de 2008

Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (09)

Recorda o autor Dorival Caymmi: “Saudade da Bahia” nasceu numa tarde calorenta do verão de 1947. Eu estava sozinho num bar perto da minha casa no Leblon, no «Bar Bíbi», chateado com a agitação da cidade, quando me ocorreu a ideia. Era uma ideia tão melancólica – logo eu que sou optimista – que resolvi guardar a canção para mim, mostrando-a apenas a alguns amigos mais íntimos.





João Gilberto gravou “Saudade da Bahia” no dia 10 de Março de 1961.
Aqui a versão do próprio Dorival Caymmi com Tom Jobim.

Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.



SAUDADE DA BAHIA
(Dorival Caymmi)

Ai, ai que saudade eu tenho da Bahia
Ai, se eu escutasse o que mamãe dizia
"Bem, não vá deixar a sua mãe aflita
A gente faz o que o coração dita
Mas esse mundo é feito de maldade e ilusão"
Ai, se eu escutasse hoje não sofria
Ai, esta saudade dentro do meu peito
Ai, se ter saudade é ter algum defeito
Eu pelo menos, mereço o direito
De ter alguém com quem eu possa me confessar
Ponha-se no meu lugar
E veja como sofre um homem infeliz
Que teve que desabafar
Dizendo a todo mundo o que ninguém diz
Vejam que situação
E vejam como sofre um pobre coração
Pobre de quem acredita
Na glória e no dinheiro para ser feliz



<< Home