quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (18)











Continua o desfilar de uma série de clássicos da Bossa Nova assinados; co-assinados e/ou interpretados por António Carlos Jobim.
Do imenso songbook do coração do movimento, a canção “Dindi”. Outras grandes interpretações deste tema: Ella Fitzgerald (ao vivo em Montreux, 1979); Frank Sinatra (1967); Astrud Gilberto e Rosa Passos (a chamada João Gilberto de Saias).
Neste vídeo, o encontro de António Carlos Jobim ao vivo com Gal Costa.

Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.



DINDI
(Antonio Carlos Jobim/Aloysio de Oliveira/Ray Gilbert)

Céu, tão grande é o céu
E bandos de nuvens que passam ligeiras
Para onde elas vão, ah, eu não sei, não sei
E o vento que toca nas folhas
Contando as histórias que são de ninguém
Mas que são minhas e de você também

Ai, Dindi
Se soubesses o bem que eu te quero
O mundo seria, Dindi, tudo, Dindi, lindo, Dindi
Ai, Dindi
Se um dia você for embora me leva contigo, Dindi
Olha, Dindi, fica, Dindi

E as águas desse rio
Onde vão, eu não sei
A minha vida inteira, esperei, esperei por você, Dindi
Que é a coisa mais linda que existe
É, você não existe, Dindi


Versão em Inglês

Sky, so vast is the sky
With faraway clouds just wandering by
Where do they go Oh!
I don't know, don't know...
Wind that speaks to the leaves
Telling stories that no one believes
Stories of love
Belong to you and me

Oh! Dindi
If I only had words
I would say all the beautiful things that
I see when you're with me
Oh, my Dindi
Oh, Dindi

Like the song of the wind in the trees that's how my heart is singing,
Dindi Happy, Dindi, when you're with me
I love you more each day, yes
I do, yes
I do I'd let you go away if you'd take me with you
Don't you know,
Dindi I'd be running and searching for you like a river that can't find the sea
That would be me
Without you, Dindi



<< Home