terça-feira, 18 de novembro de 2008

Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (28)














Baden Powell (1937-2000) foi um dos nomes pioneiros da Bossa Nova, mas viria a abandonar o movimento para, em conjunto com Vinicius de Moraes, formarem um outro e novo movimento conhecido por «Os Afro-Sambas». Vinicius deixara também, por sua vez, a Bossa Nova. Esta nova aventura artística dos dois compositores foi encarada como um contra-movimento em relação à Bossa Nova. Ambos desmentiram e o tempo veio a confirmar que tinham razão. Powell e Vinicius nunca abandonaram por completo a Bossa Nova. Apenas quiseram expandir a sua arte por novos territórios da música brasileira, por possuírem talentos que não se resignavam a um só estilo.
Baden Powell, virtuoso guitarrista, aqui em dueto com a cantora Dulce Nunes, numa actuação na Televisão alemã em 1971.
João Gilberto gravou “Aos Pés da Santa Cruz” no dia 4 de Fevereiro de 1959 (há um vídeo com a interpretação de João ao vivo em Barcelona no ano 2000, mas de muito fraca qualidade de gravação. O violão nem se ouve…).

Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.

AOS PÉS DA CRUZ
(Marino Pinto / Zé da Zilda)

Aos pés da Santa Cruz você se ajoelhou

Em nome de Jesus um grande amor você jurou

Jurou, mas não cumpriu, fingiu e me enganou

Para mim você mentiu

Para Deus você pecou

O coração tem razões que a própria razão desconhece

Faz promessas e juras, depois esquece

Seguindo o mesmo princípio você também prometeu

Chegou até a jurar um grande amor

Mas depois esqueceu




<< Home