segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (34)

















Uma das mais antigas composições de Ary Barroso, escrita em 1943. João Gilberto gravou pela primeira vez “Para Machucar Meu Coração” no mítico álbum «Stan Getz/João Gilberto/Astrud Gilberto/António Carlos Jobim», registado em Nova Iorque nos dias 18 e 19 de Março de 1963 e editado pela «Verve» no ano seguinte.
Aqui fica a versão de Márcia Barbosa, uma entre nós actualmente desconhecida cantora brasileira dos anos 60 e 70. Esta interpretação de Márcia Barbosa é a original que gravou em 1968, no álbum estreia «Eu e a Brisa», onde se encontra uma composição de António Carlos Jobim intitulada “Aula de Matemática”. Em 1972 Márcia fez actuações em Portugal com Vinicius de Moraes e Baden Powell.

Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.



PARA MACHUCAR MEU CORAÇÃO
(Ary Barroso)

Esta fazendo um ano e meio, amor
Que o nosso lar desmoronou
Meu sabiá, meu violão
E uma cruel desilusão
Foi tudo que ficou
Ficou
Para machucar meu coração

Quem sabe, não foi bem melhor assim
Melhor para você e melhor para mim
A vida é uma escola
Que a gente precisa aprender
A ciência de viver para não sofrer



João Gilberto: Violão/Voz
Palace São Paulo, 13 de abril de 1994



<< Home