quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (36)










João Gilberto, na sua carreira de meio século, cantou e gravou em cinco línguas. Para além da língua mãe – o Português – João cantou em Espanhol, Francês, Italiano e Inglês.
Mas a língua de origem é incomparavelmente maioritária em toda a obra de João Gilberto. A experiência em línguas estrangeiras não foi necessária para internacionalizar a carreira de João Gilberto. Toda a gente que o vai ver e ouvir prefere que o faça em Português.
Em 1996, esta canção “É Preciso Perdoar” foi interpretada, numa magnífica versão bilingue, por Cesária Évora, Caetano Veloso e Ryuichi Sakamoto no disco «Red Hot & Rio». Arrisco a afirmar que a versão em questão supera o original. Coisa muito rara quando o original é um tema interpretado por João Gilberto. Normalmente as suas interpretações são definitivas. João Gilberto gravou “É Preciso Perdoar” no álbum homónimo em 1973.

Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.



É PRECISO PERDOAR
(Carlos Coqueijo/Alcivando Luz)


Madrugada já rompeu
Você vai me abandonar
Eu sinto que o perdão você não mereceu
Eu quis a ilusão agora a dor sou eu
Pobre de quem não entendeu
Que a beleza de amar é se dar
E só querendo mentir nunca soube o que é perder para encontrar
Eu sei... que é preciso perdoar
Foi você quem me ensinou que um homem como eu
Que tem por que chorar
Só sabe o que é sofrer se o pranto se acabar



<< Home