terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (42)

Os Cariocas é um conjunto vocal, criado em 1942 por Ismael Neto, e é um dos agrupamentos mais antigos do Brasil. Vai já na sétima formação. Todas as grandes composições da Bossa Nova foram interpretadas pelos Cariocas. O estilo é, por eles, aligeirado. Uma espécie de banda de salão a tocar e interpretar covers. Eles estiveram com João Gilberto na actuação para o filme «Copacabana Palace». Na única vez que Vinicius de Moraes, António Carlos Jobim e João Gilberto tocaram juntos ao vivo, no Au Bon Gourmet (Rio de Janeiro), Os Cariocas estavam com eles.

Essas actuações históricas ficaram conhecidas como “O Encontro”, das quais participaram ainda o conhecido baterista Milton Banana e o baixista Otávio Bailly. Os Cariocas começaram nas festas de bairro no Bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro e foram os meninos do rádio. Já depois da prematura morte do seu principal fundador, Ismael Neto (1956), entraram no movimento Bossa Nova desde a primeira hora. A partir dos anos 60, Os Cariocas tornaram-se famosos nas Américas, fazendo digressões de grande sucesso nos Estados Unidos, México e Argentina.
Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.