sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (45)

A Banda Nova acompanhou António Carlos Jobim por vários anos. Dela fizeram parte o violoncelista Jaques Morelenbaum. Entre as coristas figuraram a filha de Jobim, a segunda mulher, Ana e ainda Paula Morelenbaum. Esta última viria a formar mais tarde, juntamente com Jacques Morelenbaum, mais o filho e o neto de Jobim, o Quarteto Jobim Morelenbaum. Depois, ainda com Jacques Morelenbaum, Paula foi a voz do projecto Sakamoto/Morelenbaum2, que gravaram a obra «Casa». Um magnífico trabalho realizado no interior da própria casa de António Carlos Jobim, versando originais do autor de “Vivo Sonhando” e de tantos outros clássicos da Bossa Nova. O pianista japonês Ryuichi Sakamoto – fã assumidíssimo de Jobim – ainda encontrou impressões digitais do Mestre no piano que utilizou nessas gravações, anos depois da morte de Tom. Paula Morelenbaum tem agora uma carreira a solo onde, sem excepção, recorre ao espólio do melhor da Bossa Nova reinventando-a e prolongando-a no tempo actual.
Aqui fica a interpretação do tema “Você e Eu” da dupla de autores Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, homenageados ao vivo por Tom Jobim e a sua Banda Nova (há actualmente uma outra formação brasileira com o mesmo nome mas que em nada está relacionada com a de Jobim).
João Gilberto gravou este clássico maior da Bossa Nova no dia 14 de Setembro de 1961.
Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.