segunda-feira, 15 de março de 2010












António Sala retirou-se da Rádio. Uma carreira de décadas com um ponto final há poucas semanas. António Sala esteve sempre nos antípodas dos meus gostos e preferências enquanto consumidor e ouvinte de Rádio em larga escala, mas deve-se reconhecer o valor a quem o tem, mesmo que não se aprecie a performance. O estilo popular que cultivou na Rádio Renascença, especialmente através do programa «Despertar» (com Olga Cardoso) representava o contrário do que sempre procurei na Rádio. Das vezes que ouvi, na década de 80, nunca gostei. Nos seus últimos trabalhos na Rádio, ouvi já este neste ano uma entrevista (não lhe chamaria entrevista, mas enfim…) ao escritor António Lobo Antunes e fiquei aterrado pela forma como António Sala conseguiu “assassinar” um interessantíssimo discurso que o convidado estava a ter, para introduzir – do nada! – uma canção na voz de Frank Sinatra. Não está em causa a qualidade da canção, mas sim a maneira como foi imposta e como esse acto destruiu irremediavelmente um momento que estava a ser excelente por parte do autor do livro «Os Cus de Judas».
Apesar de tudo, é de louvar os mais de quarenta anos em que António Sala esteve na Rádio, quando há muito a poderia ter abandonado.
No passado dia 06, o jornal diário «i» entrevistou António Sala já após a sua retirada da Rádio e, entre outras coisas que disse, é impossível não concordar com Sala [excepto a parte “Está musicalmente muito boa”] quando afirma o seguinte:

Que pensa da rádio de hoje?
Acho que está um bocado fria, está despida de emoções. Está musicalmente muito boa, mas hoje em dia as pessoas têm os mp3, não lhes falta nada... Acho que a rádio deve ser mais do que isso. Falta-lhe o lado afectivo, de entrevista de vida, o lado humano. A rádio só continua a ser diferente de um gira-discos porque, apesar de tudo, continua a ser muito útil na informação. Mas é só isso, já não surpreende. É previsível. Quer dizer... surpreendam-me, gaita!

por Diana Garrido, Publicado em 06 de Março de 2010

Ler entrevista completa no jornal «i» aqui
Ouvir entrevista/conversa de António Sala com António Lobo Antunes na Rádio Renascença aqui



<< Home