quarta-feira, 31 de março de 2010

A Imprensa escrita na Rádio
















A divulgação dos principais títulos da imprensa escrita é uma prática corrente e já antiga nas manhãs das principais rádios nacionais, regionais e locais. É um conteúdo informativo apetitoso e irrecusável.

A melhor Revista de Imprensa na Rádio portuguesa está na RDP
João Paulo Guerra nas manhãs da Antena1, por volta das 07:20 e 08:20. É feita em directo. O olhar clínico do jornalista João Paulo Guerra, veterano da comunicação social portuguesa. Homem com provas mais do que dada na Rádio e nos jornais ao longo de décadas.
De João Paulo Guerra recordo a série premiada de cinco reportagens «O Regresso das Caravelas» na TSF em Abril de 1993. «O Regresso das Caravelas» é um marco inesquecível na reportagem em Portugal. Em todos os meios, o melhor documento jornalístico sobre a temática da descolonização ultramarina. Vou mais longe: são, em minha opinião, a melhor série de reportagens alguma vez feitas na rádio portuguesa.
Sempre atento e com experiência vivida nos conturbados períodos da história recente de Portugal, nomeadamente o dia 25 de Abril de 1974, o P.R.E.C. e tudo o que se seguiu, foi aos microfones da TSF que João Paulo Guerra entrevistou Salgueiro Maia, naquela que seria a última entrevista ao capitão de Abril (“Já a morte anda por perto”, disse o jornalista nessa derradeira conversa gravada).
De João Paulo Guerra também é inesquecível a série de reportagens «Viagens com Livros», em 1995, série que foi editada em CD. O seu último trabalho de fundo na TSF e na Rádio, pelo menos até aos dias de hoje.
Depois de sair da TSF, João Paulo Guerra ainda foi editor da noite na efémera Central FM (Rui Morrison era o animador do painel), a tal rádio urbana de Lisboa que não devia ter começado como começou e, uma vez começada, nunca deveria ter fechado como fechou.
Anos passaram sem João Paulo Guerra na Rádio (esteve e está na imprensa escrita), até ao seu reencontro com os ares e ouvintes da rádio pública há poucos anos a esta parte.
A melhor Revista de Imprensa na Rádio portuguesa está na RDP, não só por João Paulo Guerra, mas também por Pedro Malaquias (outro jornalista ex-TSF) na Antena2, por volta das 07:30, 08:30 e 09:00. Um olhar diferente e diferenciado pelos jornais da manhã de cada dia, como já aqui foi referido em anterior texto (ver na «Rádio Crítica»: Pedro Malaquias 07.Abril.2008).
















No ano passado João Paulo Guerra editou o livro «Diz Que é Uma Espécie de Democracia». Uma reunião de textos publicados no jornal Diário Económico (na crónica "Coluna Vertebral") entre 1999 e 2009, com prefácio de Baptista-Bastos. Dez anos de política portuguesa sob o olhar sempre crítico e lúcido de um homem do jornalismo, principalmente da Rádio.



<< Home