segunda-feira, 1 de março de 2010

Rádio com Nostalgia / Março 2010


















Aí está a terceira festa do ano para nostálgicos das décadas de 70, 80 e 90.
Queridos Anos 80: o tal blogue que dava um grande programa de Rádio

Março Marçagão, de manhã Inverno, de tarde Verão... e à noite Festão! Criámos um novo provérbio para se ajustar a mais uma noite que se adivinha fantástica, na praia de Canide-Norte, em Vila Nova de Gaia.

Ver “anúncio oficial” completo aqui

























Perto, mas fora da voragem New Romantic de 80 está – sempre esteve – a cantora Anna Domino. Anos 80 alternativos. Classe e distinção na obra desta cantora nascida em Tóquio e há muitos anos a residir nos Estados Unidos. 
Anna Domino assinou alguns dos momentos mais deliciosos alternative pop da década de 80. Ouvi-a pela primeira vez na Rádio, através de uma canção encantatória chamada “Lake”. Era presença habitual em programas como «A Ilha dos Encantos» de Amílcar Fidélis, nos primeiros anos da então recém-formada RFM (reformulação em Janeiro de 1987 do anterior canal denominado Renascença FM); «Circuito Fechado» de José Mariño, «A Dois Passos do Paraíso» de Fernanda Oliveira Ribeiro e «Espelho d’Água» de Teresa Fernandes, os três últimos nos tempos iniciais do saudoso CMR-Correio da Manhã Rádio. 
Um pouco mais tarde, na TSF, ouvi muitas vezes Anna Domino no tema “Paris”, onde rodou com justa e devida insistência, aquando a edição do álbum «Mysteries of America» em 1990. Mais tarde utilizei música de Anna Domino em emissões em directo na Rádio, até à chegada das playlists. Desde então nunca mais se ouviu Anna Domino nas rádios nacionais. Tal como imensos outros nomes interessantes, foi banida. 
Hoje em dia a cantora de “Rythm” está completamente esquecida entre nós. Seja por desconhecimento, por ignorância (desconhecimento e ignorância não são a mesma coisa), ou por qualquer outra razão.
Nos anos 00 deste novo século, o nome de Anna Domino desapareceu por completo dos nossos éteres. E a vida real desta artista também não vai de feição. Artisticamente triste e amargurada pelos actuais ditames da indústria discográfica – que tão bem coloriu nos anos 80 – Anna Domino está sem editora. Destino fatal para quem não sabe e nem consegue ser igual aos outros que sulcam tabelas de vendas. Até já editou um disco [no colectivo Snakefarm] intitulado “Songs From My Funeral”. Apesar de tudo, não está inactiva. 

Ligações para Anna Domino: 
Biografia / MySpace / Last FM / Facebook / Wikipedia



<< Home