sábado, 29 de maio de 2010

Liga dos Campeões na Rádio















O Rádio Clube Português foi a única estação de Rádio portuguesa a transmitir a final da Liga dos Campeões de futebol realizada no passado Sábado à noite em Madrid.
Em campo não estavam equipas portuguesas, nem jogadores portugueses. O jogo disputava-se num país estrangeiro. Apenas o treinador de uma das equipas e um dos seus adjuntos eram de nacionalidade portuguesa. Nada que se relacionasse directamente com Portugal estava em campo. Então qual o interesse em transmitir o relato do encontro? Aparentemente e o objectivamente nenhum. Nem o argumento que era para quem não pudesse ver pela TV colhia, porque ao contrário do que foi tradição em todas as edições anteriores da prova, desta vez – e pela primeira vez – a final não se disputou numa quarta-feira mas sim num Sábado. Havia, pois, mais gente a poder estar a assistir pelo pequeno ecrã.
A vantagem de tal transmissão tornou-se relevante de forma inusitada, a partir do momento em que começaram a surgir problemas técnicos com o som da TV. Microfones avariados – um apenas disponível – para os dois comentadores, à vez, com grande espaço entre um e outro (a chamada “branca” na gíria radiofónica).
Quem sabia e podia, recorreu à transmissão sonora via rádio. Um hábito a cair em desuso mas sempre muito útil quando as imagens apenas se ficam por aí. Acresce a isto que desta vez não havia o actualmente recorrente desfasamento de tempo entre o som da Rádio e as imagens da Televisão, uma vez que o relato do RCP estava a ser não em directo do estádio Santiago Barnabéu, mas sim através das imagens da RTP (outra bifurcação que está na moda).
Em campo venceu uma das equipas, nos media nacionais entre TV (RTP-1) e Rádio (RCP), o resultado foi um empate técnico.



<< Home