segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dez coisas do Verão 2010 (I)






















Sem grande brilho, mas com vitórias eficazes à tangente, a Espanha sagrou-se pela primeira vez campeã do Mundo de Futebol. Quanto à selecção Portuguesa, nada de especial. Foi até onde se esperava. Fez um Campeonato do Mundo normal para as condições com que se apresentou no maior certame da modalidade. Decepcionante foi o que se seguiu. Um seleccionador acossado com o objectivo de ser corrido da Federação. De folhetim em folhetim lá correram com o treinador, mas os folhetins não acabaram aí. E continuam.
O prejuízo maior recaiu sobre o rendimento da equipa no arranque da fase de qualificação para o Europeu de Futebol 2012. A selecção nacional, ao fim dos primeiros dois jogos de apuramento, já se encontra de calculadora na mão.
No jogo propriamente dito, foi bom voltar a ver a "laranja mecânica" numa final do Campeonato do Mundo. Pela terceira vez não conseguiu ganhar, mas até ao jogo da final espalhou classe e categoria pelos relvados dos estádios na África do Sul.
Quem esteve mesmo mal foi a própria FIFA. A conservadora rejeição do recurso às novas tecnologias continua a desvirtuar a verdade desportiva. Foi assim que, por exemplo, a selecção inglesa foi eliminada logo na primeira fase. Este conservadorismo de quem manda na organização mundial do Futebol só é explicável com o interesse da manutenção de resultados pouco transparentes, em prol do negócio e das enormes verbas envolvidas. Quando a verdade desportiva for um dado adquirido e inequívoco, já não serão sempre os mesmos [os países mais ricos e poderosos] a chegarem mais longe. E os grandes sponsors estarão interessados nisso?
Contudo a FIFA, logo após o Mundial, apressou-se a declarar "ir pensar no assunto". Até agora nada!
Uma palavra final para a Jabulani: a bola de trajectórias imprevisíveis, difícil de dominar com os pés, cabeça e peito. Um terror para os guarda-redes, mas que produziu golos de belo efeito. O melhor de todos foi assinado pelo holandês Giovanni van Bronckhorst.
Na Rádio, bons relatos. Fernando Correia no RCP (em Lisboa, via imagens TV) e Paulo Cintrão na TSF, em directo da África do Sul.




<< Home