sexta-feira, 16 de março de 2012

O Jazz quando nasce não é para todos (II)






















O JAZZ na Rádio

«Cinco Minutos de Jazz» e «A Menina Dança?» continuam na Antena1 através do seu autor de sempre: José Duarte.
É o mais antigo divulgador de Jazz no activo na rádio portuguesa.
Começou em 1966 na Rádio Renascença. Os mais famosos «Cinco minutos de Jazz» da história da radiodifusão nacional ainda conheceram anos de vida na então RDP-Rádio Comercial, até fixar-se desde há cerca de vinte anos na Antena1 e Antena2.
Ainda na rádio pública, mais concretamente na Antena2, José Duarte assinou diariamente de segunda a sexta-feira (20:00/21:00) o programa «Jazz Com Brancas», desde 2006 a 2011.
De então para cá, no mesmo espaço, apareceu o programa «Jazz a 2» de João Almeida e Alexandra Corvela. Muito recentemente a dupla foi parcialmente alterada e, em vez do director adjunto da Antena2, está o regressado José Navarro de Andrade.
José Navarro de Andrade já anteriormente tinha realizado o programa «Aqui Jazz», também na Antena2.

Actualmente o Jazz – e alguns dos seus imensos derivados soft (mais estes que o Jazz “clássico”) – constituem a paisagem sonora dominante nas estações Rádio Marginal (do grupo Lusocanal) e Smooth (do grupo Média Capital).
Ainda assim, não obstante todo o historial mantido no panorama radiofónico nacional ao longo das últimas quatro décadas, o Jazz continua a ser um género musical remetido à condição de minoritário.
Salvaguardando as excepções anteriormente apontadas (as extintas e as existentes), o Jazz na Rádio portuguesa continua e continuará a ser mal tratado por quem o deveria tratar bem.


Segunda de duas partes do texto publicado aqui na «Rádio Crítica» no passado dia 4 de Março.

Thelonious Monk – “Round About Midnight



<< Home