sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Ilha dos Encantos





















No ano em que se comemoram os 25 anos da RFM, vem à memória dos ouvintes do então “outro canal da Renascença” um programa que começou no dia 01 de Janeiro de 1987, precisamente no dia de arranque do reformulado FM da Renascença: «A Ilha dos Encantos» de Amílcar Fidelis, que antes, ainda no FM da Renascença, havia já assinado o programa «Ultra-Som», iniciado em Julho de 1985 e terminado em Dezembro de 1986, justamente para o realizador se lançar aos encantos da ilha.
«A Ilha dos Encantos» esteve em antena, de segunda a sexta-feira, sempre em horário nocturno. Numa primeira fase da 01:00 às 02:00, numa segunda fase, da 01:00 às 03:00. Aparecia depois do «Oceano Pacífico» de João Chaves.
«A Ilha dos Encantos» durou quatro anos, acabando em finais de Dezembro de 1990.
Eram ainda os dias da Rádio de autor na Frequência Modulada nacional. Naquele segmento de programação, «A Ilha dos Encantos» rivalizava com o então designado FM-Estéreo da Rádio Comercial e com o programa «Som da Frente» de António Sérgio.
Sons mais duros e fronteiras mais radicais no «Som da Frente», paisagens mais celestiais e encantatórias na «Ilha dos Encantos». Mais do que concorrentes, os espaços eram complementares. O botão (analógico) do meu rádio da altura rodava entre um e outro.
Mas sendo um Four Heidiano convicto, pendia mais nessas noites para a Ilha. Não só pela novidade (o «Som da Frente» já tinha anos de existência), mas mais pela fantástica exibição dos sons novos vindos da editora alternativa 4AD, que como mostra o vídeo abaixo apresentado, eram a matriz temática da realização de Amílcar Fidelis, que conduzia o programa com grande mestria, possuidor também de um timbre inconfundível.
Artistas como Belly, Anna Domino, Pale Saints, Ultra Vivid Scene, Dif Juz, Cocteau Twins, MARRS, The Wolfgang Press, Pixies, Xmal Deutshland, This Mortal Coil, Le Mystère Des Voix Bulgares, His Name is Alive, The Smiths, David Sylvian, Nick Cave & The Bad Seeds, Virgínia Astley, Throwing Muses, Joaquim D’Azurém, Telectu ou Mler Ife Dada foram sendo divulgados de forma incisiva na «Ilha dos Encantos» e marcaram a memória – até hoje – de todos quantos puderam apreciar um programa de Rádio com tais características.
À excepção dos Red House Painters (cuja capa do álbum editado em 1993 aparece no vídeo abaixo), todos os artistas representados nas imagens passaram pelos encantos da ilha.
As galerias das editoras 4AD, Rough Trade ou a portuguesa Ama Romanta (de João Peste) fizeram as delícias da ilha.
Também foi no programa de Amílcar Fidelis que se deu a conhecer os álbuns «The Black Swan» dos australianos The Triffids, «Doolittle» dos norte-americanos Pixies, «Reading, Writing and Arithmetic» dos britânicos The Sundays (o single “Cant Be Sure” é de 1989) ou ainda o maravilhoso e injustamente esquecido «Corsária» de Né Ladeiras.

O vídeo que se segue foi editado pelo antigo radialista da Renascença, Nanu Figueiredo, a partir da compilação de capas de discos de alguns dos artistas musicais supra citados.
O som é uma colagem de extractos do programa «A Ilha dos Encantos» da autoria de Amílcar Fidelis, numa emissão realizada em Maio de 1989.


O indicativo do programa é um curto instrumental original, composto propositadamente para «A Ilha dos Encantos».
A voz no indicativo é da radialista Teresa Fernandes.

Várias referências ao programa «A Ilha dos Encantos» e ao seu autor ao longo da última meia-dúzia de anos aqui na «Rádio Crítica».

A capa do disco de Anna Domino que ilustra este texto não surge por acaso. Está aqui porque foi na «Ilha dos Encantos» que se deu aconhecer a partir de 1987 o magnífico tema "Lake", editado nesse mesmo ano, no álbum «This Time».
Ouvir aqui

In this place, wide and endless
Surrounding the lake
Where the water waits silently
I walk in place
Once begun



<< Home