segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Antena Miróbriga
























MANIFESTO ANTENA MIRÓBRIGA
A RÁDIO É DE TODOS 

Cerca de 220.000 horas de emissões regulares estão prestes a chegar ao fim.
Um esforço colossal, realizado por centenas de pessoas, amadores e profissionais, colaboradores, locutores, jornalistas, comentadores, opinion-makers e muitos outros ao longo dos últimos 25 anos.
Vimos lamentar profundamente a decisão de se vender o alvará, o imóvel da sede, enfim, toda a estação, sem que se tenha efectuado um derradeiro esforço de forma a deixar este legado às gerações vindouras.
Perguntamos, de que valeu a dedicação de todas estas pessoas, grande parte delas dando o seu contributo graciosamente, se passado todo este percurso, ficar a nota extremamente negativa do seu fecho?
A Antena Miróbriga nada seria sem os seus ouvintes, aqueles para quem trabalhámos e cuja opinião sempre foi importante para nós.
Os ouvintes sempre foram a razão da nossa existência. Não se pode por isso ter dois pesos e duas medidas.
Estaremos a enganar aqueles que sempre depositaram confiança na nossa missão de formar e informar e a quem sempre dissemos "…connosco a sua opinião conta…", se no final lhes virámos as costas.
Não se pode atraiçoar os ouvintes.
A actual crise e conjuntura são difíceis, mas não podem servir de desculpa para tudo.
Neste país são milhares os exemplos de grandes instituições que passaram por dificuldades e não fecharam portas à mínima dificuldade.
Antes, lutaram e viram o seu esforço recompensado.
Temos consciência de que a Antena perdeu muito do seu encanto nos últimos anos, fruto das mudanças tecnológicas e de hábitos, mas também da falta de atenção ao seu auditório.
O Litoral Alentejano e o concelho de Santiago do Cacém ficarão mais pobres e perderão o seu mais importante veículo de pluralidade e tolerância. Se a Antena for vendida os assuntos da nossa região deixarão de ser apresentados, debatidos e escutados pelos ouvintes.
Perder-se-ão 25 anos de enorme trabalho e dedicação.
Valeu a pena?
Não, não valeu a pena se o sonho acabar.
Não estamos arreigados ao passado, mas antes ao futuro.
Todos os subscritores deste Manifesto encontram-se disponíveis a colaborarem para que a Antena tenha futuro. E, quantos mais – colaboradores, cooperantes e ouvintes –, estarão disponíveis? Acreditamos que muitos, desde que haja vontade de encontrar uma solução.
Exortamos a Direcção a não enveredar pela solução mais fácil, mas antes, explorar todas as soluções possíveis e que evitem a venda do alvará de radiodifusão e o fim da Antena Miróbriga.
Por um legado às gerações vindouras.
 
Santiago do Cacém, 16 de Setembro de 2012



<< Home