terça-feira, 27 de novembro de 2012
Rádio & Fado
Um ano após a distinção do Fado como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, verificamos um aumento da presença do Fado na Rádio em Portugal.
Já não era um corpo estranho na programação diária de uma grande parte das estações de radiodifusão, ao contrário de outros tempos não tão distantes quanto isso, em que o Fado era muito pouco divulgado, vivendo durante décadas debaixo de um estigma e de um ostracismo extremos.
Há dez anos, por exemplo, era impensável haver uma estação de Rádio dedicada em exclusivo ao Fado, fazer coexistir em antena fados tradicionais com fados modernos, a par de artistas internacionais de géneros musicais radicalmente opostos. E actualmente, assistimos à existência da Rádio Amália (inaugurada em Outubro de 2009), assistimos à divulgação do Fado em horas inteiramente a ele dedicadas, e à divulgação do mesmo em rádios com perfil muito diverso umas das outras. Afinal, era possível.
Ultrapassou-se lentamente, mas de forma segura, o complexo da vergonha, que tratava o Fado na Rádio como um conteúdo radiofónico embaraçante, diminutivo e chato.
Para que tal fosse possível, contribuíram de forma inegável a idolatria post mortem de Amália Rodrigues (A maior diva do Fado morreu no dia 06 de Outubro 1999), uma nova geração de intérpretes femininos e masculinos do Fado, um certo toque (não demasiadamente arrojado) de inovação e renovação da tradição fadista e a candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade. Distinção obtida na ilha de Bali, na Indonésia, no dia 27 de Novembro de 2011.
Estão lançadas todas as bases estruturais para que o Fado tenha vindo mesmo para ficar de vez.
Quer seja através da conservação da tradição do Fado clássico (há quem prefira a expressão "puro"), quer seja através da sua actual renovação permanente, surgidas à custa também da (re)descoberta deste estilo musical como um filão a (re)explorar, incluindo músicos e autores oriundos de outras áreas.
Uma dessas novas propostas é o recente exemplo protagonizado pela fadista Ana Moura, no álbum «Desfado» editado no passado dia 12 de Novembro.
Está a ter ampla divulgação nos órgãos de comunicação social nacionais e não só.
É todavia na Rádio que mais se ouve actualmente o tema “Até ao Verão”, escrito pela compositora/guitarrista/cantora Márcia Santos – que não é fadista – e cujas imagens do vídeo oficial podemos ver aqui:
Ana Moura – “Até ao Verão” (2012):
Outro exemplo da reinvenção em curso do Fado é o novo álbum de Jorge Fernando.
Um dos antigos guitarristas de Amália, autor de fados para as vozes de Mariza, Fábia Rebordão, Fernando Maurício, Ana Moura e da própria Amália.
Editado no passado dia 10 de Setembro, «Chamam-lhe Fado» contém o tema “Desespero” que abarca as colaborações de Dino d´Santiago e Virgul, dos Nu Soul Family, e ainda Gilherme Banza.
Fado de mistura. É o futuro.
Jorge Fernando – “Desespero” (2012):
Um dos antigos guitarristas de Amália, autor de fados para as vozes de Mariza, Fábia Rebordão, Fernando Maurício, Ana Moura e da própria Amália.
Editado no passado dia 10 de Setembro, «Chamam-lhe Fado» contém o tema “Desespero” que abarca as colaborações de Dino d´Santiago e Virgul, dos Nu Soul Family, e ainda Gilherme Banza.
Fado de mistura. É o futuro.
Jorge Fernando – “Desespero” (2012):
VII Gala Amália
Com
actuações de Rodrigo, António Chaínho, António Victorino de Almeida,
Cidália Moreira, Jorge Fernando, Mísia, Fábia Rebordão e José Gonzalez,
Micael Gomes, Bernardo Viana, Filipe Raposo, Filipe Larsen
Apresentação de José Carlos Malato
Sexta-feira, 30 de Novembro, 21h30
Coliseu dos Recreios, Lisboa
Coliseu dos Recreios, Lisboa
Este ano, José Carlos Malato volta a a ser o grande anfitrião da noite, acompanhando os espectadores numa magnífica viagem através do melhor que fado nos entregou em 2012.
Amália, a sua vida e também a sua obra, são os grandes referenciais para aferir a excelência dos vencedores destes prémios nas diferentes categorias.
Sexta-feira, dia 30 de Novembro, o Coliseu de Lisboa volta a encher-se de Alma, numa noite imperdível em que o vencedor maior será ao Fado!
Lista de Premiados
Revelação dentro do Fado:
-Voz - Fábia Rebordão
-Guitarra Portuguesa - Micael Gomes
-Viola Fado - Bernardo Viana
Revelação fora do Fado - Filipe Raposo
Álbum do ano dentro do Fado - “Os fados e as canções do Alvim” de Fernando Alvim & Amigos
Álbum do ano fora do Fado - “Em busca das montanhas azuis” de Fausto
Composição - Carlos Manuel Proença
Poesia - João Monge
Carreira dentro do Fado - Cidália Moreira e Rodrigo
Ensaio - José Alberto Sardinha
Divulgação - Rádio Amália
Intérprete dentro do Fado - Carminho
Intérprete fora do Fado - Rui Veloso
Instrumentistas:
- Guitarra Portuguesa -Ângelo Freire
- Viola Fado - Diogo Clemente
- Viola baixo - Filipe Larsen
Fusão - Laginha/Sassetti
Produção discográfica de Fado - José Mário Branco
Prestígio - António Chaínho e António Victorino de Almeida
Divulgação internacional - Mísia
Tributo a Amália - Gonçalo Salgueiro
-Voz - Fábia Rebordão
-Guitarra Portuguesa - Micael Gomes
-Viola Fado - Bernardo Viana
Revelação fora do Fado - Filipe Raposo
Álbum do ano dentro do Fado - “Os fados e as canções do Alvim” de Fernando Alvim & Amigos
Álbum do ano fora do Fado - “Em busca das montanhas azuis” de Fausto
Composição - Carlos Manuel Proença
Poesia - João Monge
Carreira dentro do Fado - Cidália Moreira e Rodrigo
Ensaio - José Alberto Sardinha
Divulgação - Rádio Amália
Intérprete dentro do Fado - Carminho
Intérprete fora do Fado - Rui Veloso
Instrumentistas:
- Guitarra Portuguesa -Ângelo Freire
- Viola Fado - Diogo Clemente
- Viola baixo - Filipe Larsen
Fusão - Laginha/Sassetti
Produção discográfica de Fado - José Mário Branco
Prestígio - António Chaínho e António Victorino de Almeida
Divulgação internacional - Mísia
Tributo a Amália - Gonçalo Salgueiro
Preço dos Bilhetes
1ª Plateia €25
2ª Plateia €22,50
Balcão Central €20
Balcão Vis. Reduz. €15
Camarotes 1ª €135
Camarotes 2ª €120
Galerias €10
Balcão Central €20
Balcão Vis. Reduz. €15
Camarotes 1ª €135
Camarotes 2ª €120
Galerias €10