quinta-feira, 25 de abril de 2013

Na RÁDIO
















Há 39 anos, tal como hoje, o dia 25 de Abril foi uma quinta-feira (mas não uma quinta-feira qualquer).

1ª senha  [24 de Abril] 
Para o início das operações militares a desencadear pelo Movimento das Forças Armadas, foi dada por João Paulo Dinis aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa:
 

"Faltam cinco minutos para as vinte e três horas. Convosco, Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74, “E Depois do Adeus." 


2ª senha [25 de Abril] 
Para continuação do golpe foi dada pela canção “Grândola, Vila Morena”, de José  Afonso, gravada por Leite de Vasconcelos e posta no ar por Manuel Tomás, no programa «Limite» da Rádio Renascença, à meia-noite e vinte minutos, sendo antecedida pela leitura da sua primeira quadra: 

Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade 



Grândola, Vila Morena foi composta como homenagem à Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, onde no dia 17 de Maio de 1964, Zeca Afonso actuou. 

Na Rádio 
Depois, fez-se a leitura de poemas da autoria de Carlos Albino, jornalista do jornal «República» e colaborador no programa «Limite» da Renascença, que, a pedido de Álvaro Guerra e do comandante Almada Contreiras, tinha ficado incumbido de enviar senhas para sincronizar o golpe do MFA. 

Em justa homenagem ao momento histórico protagonizado pela Rádio, nos dias 24 e 25 de Abril de 2013 a TSF transmitiu, exactamente às mesmas horas, as senhas musicais da revolução dos cravos.



<< Home