sexta-feira, 7 de junho de 2013

A maravilhosa tarde de Sábado na Antena2










É por demais evidente que os exemplos dos programas de autor que se seguem apenas são possíveis de acontecer por haver um Serviço Público de Radiodifusão em Portugal.
Dois projectos distintos, mas de grande elevação intelectual e de qualidade indesmentível.
Os dois programas aqui representados reflectem o que de melhor se faz actualmente em termos de autoria radiofónica na rádio portuguesa. São, obviamente, dirigidos a um público culturalmente exigente e não muito vasto. Mas ninguém poderia ouvi-los se não existissem.
É por causa destes dois casos – e, felizmente, outros mais – que se deve defender de forma acérrima a existência do Serviço Público de Radiodifusão no nosso país. Tal condição nem deveria estar em causa, como de tempos a tempos volta a estar, como se um crónico fantasma da desaparição teimasse em assombrar o que de mais precioso e frágil se encontra nos éteres nacionais.
Estas pérolas devem ser indubitavelmente defendidas e preservadas.


Música Aeterna (14:00/16:00)
Programa de João Chambers

A cultura musical europeia pré-romântica, da qual não existe uma tradição interpretativa que tenha chegado até aos nossos dias de uma forma continuada.
Material discográfico de intérpretes que são simultaneamente musicólogos, aos quais devemos um dos mais fecundos movimentos artísticos do século XX.


Música do período renascentista no Século XVI.
Duas horas de viagem no tempo, através de música sem Tempo.
Em primeira audição moderna pelo Ensemble vocal Singer Pur, a antologia «Musica Nova» de Adrian Willaert, publicada na então sereníssima república Cidade Estado de Veneza, no ano de 1559.

Ouvir aqui (01 de Junho 2013) 


A Força das Coisas (16:00/18:00)
Programa de Luís Caetano

Livros, autores e editores. Uma celebração do gosto e da escrita
Música de Ryuichi Sakamato para o filme «Babel» de Alejandro Gonzáles Iñárritu. 
O Mundo tão longe e tão perto.


Emissão dedicada ao «Encontro Literatura em Viagem» em Matosinhos, cuja sétima edição ocorreu no último fim-de-semana do mês de Maio, com conversas soltas no auditório Municipal Florbela Espanca.
«A Força das Coisas» tem uma década de vida, celebrada este ano, no canal erudito da rádio pública. É, sem sombra de dúvida, um dos melhores programas de Rádio dos últimos dez anos.
Duas horas de emissão dedicadas à Arte da Literatura.

Ouvir aqui (01 de Junho 2013)



<< Home