domingo, 2 de junho de 2013

Faz hoje 35 anos






















Faz hoje 35 anos que este álbum foi publicado
Como sempre acontece neste tipo de apreciações, não se saberá nunca se é ou não o melhor álbum de Bruce Springsteen (com ou sem a E Street Band). No entanto, é impossível fugir ao facto de este trabalho marcar um período de grande maturidade na escrita e ascenção criativa de Springsteen.
Se juntarmos «Darkness on the Edge of Town» ao precedente «Born to Run» e ao sequente «The River», encontraremos a trilogia perfeita do “Boss”. Colecção de discos notáveis soberbamente ladeados pelos dois álbuns editados em 1973 («Greetings From Asbury Park New Jersey» e «The Wild, The Innocent & The E Street Shuffle»), mais o inóspito e acústico «Nebraska» (1982) até à dimenção planetária de «Born In The USA» em 1984.
Acresce a todas estas obras as gravações contemporâneas de «Darkness on the Edge of Town» que ficaram excluídas da edição final e que apenas em 2009 veriam a luz do dia na incrível revelação intitulada «The Promise».
O álbum «Darkness on the Edge of Town» tem para mim a enorme relevância de ter sido através dele que ouvi pela primeira vez Bruce Springsteen. Corria ainda o ano de 1978 [ou já 1979], já na sua recta final quando, no então ainda muito embrionário FM Estéreo de um canal da RDP, escutei o tema título. Creio que apresentado por Luís Filipe Barros ou António Sérgio.
«Darkness on the Edge of Town» foi publicado no dia 2 de Junho de 1978.



<< Home