quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A LUGAR COMUM

e a RÁDIO UNIVERSIDADE DE COIMBRA apresentam:
















SILVA (Br) 

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013 às 21h30m 
Teatro Académico de Gil Vicente COIMBRA 

Decorria o ano de 2010 quando no MySpace surgiu “A Visita”, primeira incursão pelos territórios da MPB de um até aí anónimo Lúcio Souza. Cuidadosamente pontuada por violinos e pela destreza lírica do seu autor, a composição parecia indiciar uma abordagem tradicional da música brasileira, ancorada ao universo buarquiano. 
Porém, o que se lhe seguiu veio dissipar esta ideia, designadamente a edição em 2011 de um EP com a assinatura SILVA. A esta alteração veio a corresponder a adopção de uma nova sonoridade, incorporando agora elementos electrónicos, num registo predominantemente minimalista, que veio retirar à sua escrita a dimensão narrativa. SILVA passou a ser um projecto de pop independente, cujas referências são maioritariamente internacionais e não apenas brasileiras. Prova disso mesmo, o álbum “Claridão”, editado em 2012, encontra-se enredado numa pop leve e etérea, edificada sobre samples e sintetizadores, sugerindo a proximidade de nomes como James Blake ou Youth Lagoon.  
Vencedor do Prémio Multishow e escolhido pela Associação Paulista de Críticos de Arte como o melhor músico de 2012, SILVA é hoje um nome aclamado junto do público e da imprensa brasileira. Figura relevante de uma nova geração de músicos (Cícero, Bárbara Eugenia, Clarice Falcão) cujo dinamismo e criatividade extravasam o perímetro de fórmulas clássicas como a bossanova ou a MPB. 
Em Portugal pela primeira vez, SILVA actua no próximo dia 21 de Novembro, em Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente, por ocasião da apresentação da Grelha 2013/2014, da Rádio Universidade de Coimbra. 































Com a improvável união da música electrónica e arranjos eruditos, Claridão é, sem dúvida, um dos lançamentos nacionais mais instigantes do ano.
Rolling Stone

EPs sempre me pareceram um prelúdio de que algo grandioso e belo ainda está por vir. Logo, torna-se suspeitável que ao ouvir o primeiro EP do jovem Lúcio da Silva Souza somos directamente obrigados a esperar por alguma obra de imensurável beleza.
Miojo Indie

Uma co-produção RUC e Lugar Comum.

Bilhetes
(à venda no local do espectáculo)

Bilhete normal: € 10,00
Entrada < 25, Estudante, > 65, Grupo + 10, Desempregado, Parcerias, Sócio RUC, Associado Lugar Comum: € 8,00
Grupo + 10 [oferta de dois bilhetes na compra de 10 ingressos]








 






<< Home