segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A Ronda da Noite



























De Nachtwacht 
Rembrandt Harmenszoon Van Rijn, 1642 

A grande paixão por uma das artes maiores da Humanidade, a Literatura, é o pano de fundo de «A Ronda da Noite». Novo programa diário na Antena2, estreado no passado dia 9 de Setembro – cujo título pega na tela de Rembrandt com o mesmo nome –, vai mais para além da base literária. É um espaço de divulgação e fruição do bom gosto pela Cultura.
“Generique”, tema de Miles Davis no filme «Ascenceur Pour L'Echafaud» (de Louis Malle, 1958), abre e fecha cada emissão.
A primeira parte do programa do programa de Luís Caetano é uma conversa sempre bem temperada com um convidado sobre a obra de que é autor. Com tempo para as perguntas, as respostas e altercações. A saudável antítese do pensamento fracturado que inunda o tempo actual da Rádio.
A Música, quando a há, é referente – não necessariamente e nem sempre – a um dos temas abordados. E seja qual for a música seleccionada, é sempre de primeira água. Serve também de passagem ao assunto que se segue. Normalmente, uma das várias rubricas diárias, quase diárias ou semanais. A saber:

«Semibreve»: Apontamento sobre Música, com assinatura de Andrea Lupi (2ª, 4ª e 6ª feira).
«À Margem»: com assinatura de Inês Forjaz (3ª feira).
«A Grande Ilusão»: Cinema, com destaques, entre outros, da programação na Cinemateca Portuguesa (5ª feira).
«A Vida Breve»: Poesia na noite da Rádio. Poesia por quem a escreve. Recolha das leituras feita pelo autor do programa junto dos poetas e também no arquivo da Rádio e em edições discográficas (2ª a 6ª feira).
«Última Edição»: apontamento diário (2ª a 6ª feira) que já vem do tempo anterior (em anos) à «Ronda da Noite», também assinado pelo autor Luís Caetano. Divulgação de últimas edições livreiras, que tinham lugar na Antena2 após a meia-noite, agora incluídas no alinhamento final de cada emissão.

«A Ronda da Noite» não está dissociada do programa semanal «A Força das Coisas», da lavra do mesmo autor, nas tardes de Sábado na Antena2 e que conta já uma década de vida, completada neste ano de 2013.
«A Ronda da Noite» e «A Força das Coisas» complementam-se e fazem permutas de registos. Não advém nenhum inconveniente dessa parceria. O bem-estar, quando revisto e aumentado, amplia a satisfação e nunca é demais.
Nos tempos mais recentes, por razões várias e nem sempre as mais nobres, o universo de canais da Rádio pública portuguesa tem vindo a perder programas de autor que tinham história e proveito. «A Menina Dança» [Antena1]; «Descobertas», «Questões de Moral», «Matrizes», «Em Sintonia» [Antena2]; «Bons Rapazes» e «Música Enrolada» [Antena3]. Na maioria dos casos, substituídos por espaços menos bem conseguidos, menos originais, ou que, na melhor das hipóteses, ainda não tiveram tempo e atitude pungente necessárias para causarem impacto e fazerem a diferença.
Mas «A Ronda Noite» veio acalentar a esperança de que a noite da Rádio pode salvar-se a si própria. Não está perdida para a Televisão ou para a Internet.
Este novo programa diário da Antena2 tem o dom de suspender o Tempo e provoca o desejo de querer ficar retido nele.
Chegado aqui, apetece – por uns tempos – deixar de escrever sobre Rádio.
Mas a Vida não pára, e o Tempo também não. Todos sabemos isso.

Está feita a ronda. 
A si, obrigado por estar com a Rádio! 
Boa noite. 


«A Ronda da Noite» 
Antena2, de segunda a sexta-feira, das 23:00 às 00:00 (por vezes, uns minutos mais para além da meia-noite). 
Realização de Luís Caetano. 
Produção: Andrea Lupi 

Ouvir aqui 

A Ronda da Noite recebe e divulga escritores, artistas, gente com conhecimento e imaginação, autores de excepção. Mostra o novo mas também recupera memórias e momentos, e sai do estúdio para palcos de criação e fruição. 
Antes do dia acabar, a rádio tem ideias para discutir e histórias para contar. Como num quadro de Rembrandt. 



<< Home