quarta-feira, 12 de março de 2014

Pão com Manteiga















Agora que a Rádio Comercial celebra o 35º aniversário, vem à memória um dos programas mais famosos da História da Rádio em Portugal.
Teve início em Maio de 1980 na Onda-Média da Rádio Comercial e conheceu várias fases de transmissão. A primeira, de Maio a Dezembro de 1980; A segunda, de Maio a Dezembro de 1982; A terceira, de Outubro de 1982 a Maio de 1983; A quarta e última, de Maio a Agosto de 1988. Nesta última fase com um suplemento em papel no jornal vespertino A Capital. 
Era transmitido nas manhãs de Domingo, das 10:00 às 13:00. 

Pão com Manteiga foi uma autêntica pedrada no charco na rádio portuguesa. O humor estilo non sense não existia na rádio, poucos estavam habituados, muitos, talvez, ignorassem do que se tratava. 
As primeiras reacções do auditório não foram muito positivas… Grande parte dos textos, das citações, dos curtos diálogos ou das frases breves escapavam ao ouvinte comum. 

Matos Maia 
In: «Telefonia» 
Círculo de Leitores, 1995 














A equipa teve renovações ao longo do tempo do programa. Ficam aqui os nomes de todos os membros: Carlos Cruz, José Duarte, Mário Zambujal, Bernardo Brito e Cunha, Eduarda Ferreira, Orlando Neves, Joaquim Furtado, José Fanha, Artur Couto e Santos, Clara Pinto Correia, Luís Macieira, e João Miguel Silva.

São realmente textos tão surpreendentes que ainda hoje vivem por si, como se fossem fulgurantes retratos de fantasia e permanecem como então, à frente do tempo dos próprios fotógrafos. 
José Nuno Martins

Ao estilo inovador de humor – nem sempre bem compreendido – da época, hoje em dia chamar-lhe-iam Humor inteligente. Sarcástico, mordaz e acutilante. Mas sempre com muita graça.
Uma selecção de textos foi originalmente publicada em dois volumes nos anos de 1980 e 1981. Anos mais tarde, houve uma reedição pela Oficina do Livro.




















João David Nunes, o fundador e primeiro director da Rádio Comercial, explica em entreva televisiva a origem do nome do programa «Pão com Manteiga»: 


João David Nunes entrevistado no Canal Q por Aurélio Gomes, também ele um excelente profissional de Rádio que, curiosamente, passou em tempos pela Rádio Comercial, mas já na fase da pós-privatização. 
Não tão curiosamente assim é o facto de Aurélio Gomes estar fora da Rádio desde o encerramento / “descontinuação” do RCP-Rádio Clube Português em Julho de 2010. Que desperdício! 



<< Home