segunda-feira, 31 de março de 2014

Quando a Rádio Toca















Reportagem na Antena1 sobre Rádios Locais

Em Março de 1989, há exactamente vinte e cinco anos, eram oficializadas as licenças atribuídas às rádios locais em Portugal, depois de um silenciamento forçado, decretado pelo Governo de então. O silenciamento teve início no dia 24 de Dezembro de 1988. O pior presente de Natal para quem gosta de Rádio e estava a vibrar intensamente com a multi-oferta das rádios piratas.
Um quarto de século depois, o foco está num relatório da ERC, que informa terem encerrado nove rádios locais em 2013 (quatro do Algarve, duas no Norte, duas no Centro e uma no Alentejo) Cinco delas emitiam desde Março de 1989.
Este relatório da Entidade Reguladora para a Comunicação Social não tem em conta, para esta contabilidade, as rádios cujas frequências foram adquiridas por outras estações já existentes, pelo que o número real de rádios locais encerradas é superior ao agora divulgado.
A reportagem, que a Antena1 emitiu esta segunda-feira, visitou a Rádio Antena Miróbriga, em Santiago do Cacém, a Rádio Voz de Alenquer e Rádio Brigantia, em Bragança, onde se encontra o famoso programa «Tio João».
Mas parece que ficou a faltar uma parte à reportagem.
A reportagem não diz quais as rádios locais que fecharam em 2013. Não há referência à actual Lei da Rádio que permite a compra de rádios locais por parte de grandes grupos económicos, nem diz que grupos são esses.
Mesmo sem poder contar com a contribuição do ministério da tutela, faltou ouvir-se uma análise atentada sobre o futuro próximo. Qual o caminho que se segue. O que vai acontecer a seguir. O que é necessário fazer. Que futuro para as rádios locais em Portugal?

Quando a Rádio Toca
Reportagem de Rita Roque
Antena1
Ouvir aqui

Lê-se no site da Antena1: Contactado pela Antena 1, o ministério de Miguel Poiares Maduro, que tem a tutela da Comunicação Social, não se mostrou disponível para comentar as críticas e os números que a rádio pública apurou. 



<< Home