quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Toca a Todos

Uma iniciativa do grupo RTP, de 3 a 6 de Dezembro 

















Maratona de 73 horas em directo na Antena3, a partir de um estúdio transparente montado na Praça do Comércio, em Lisboa.

Começou às 20:00 horas de ontem, quarta-feira, e terminará às 21:00 do próximo Sábado. Na mesma praça está também montado um palco onde são efectuados concertos musicais aliados a esta iniciativa de luta contra a pobreza infantil. Uma operação mediática louvável. O terceiro canal da Rádio Pública está na ponta desta lança humanitária e tem, também, acompanhamento televisivo.
Tem sido um constante entra e sai de convidados, mini-concertos em estúdio e participação interactiva dos ouvintes pelo telefone, juntamente com depoimentos de transeuntes que por ali vão passando.
Ao longo da primeira das três madrugadas foi possível escutar as presenças de convidados no estúdio/caixa transparente: Tiago Gomes (antigo programador da Galeria ZDB, fundador da revista Bíblia e participante do programa dedicado à Rádio, na série «Como no Cinema») e Sofia Louro (antiga radialista na NRJ-Rádio Energia e Antena3 ). Também telefonemas em directo de radialistas de estações de Vila Nova de Famalicão e Barcelos. Até se combinaram simultâneos em directo para o próximo Sábado.
Ana Galvão, Joana Marques e Diogo Beja são os apresentadores de serviço. Dormem pouco. Vão reservando-se uns aos outros, depois de duas ou três horas de sono num quarto adjacente ao estúdio na praça. Fazem-no da melhor maneira que se poderia fazer uma coisa desta envergadura: com boa disposição, bom humor ligeiro (sem ser brejeiro), informalidade e muita boa vontade. Uma imensa demonstração de disponibilidade.
















Sou adepto de maratonas na Rádio. São transmissões excepcionais que aproximam a estação dos ouvintes. Mobilizam.
Na Rádio em Portugal há maratonas mais ou menos regulares, como as transmissões de relatos jogos de Futebol, debates políticos, eleições legislativas, presidenciais, autárquicas e europeias, eventos musicais, ou maratonas sazonais, como por exemplo a madrugada da Prova Oral na Antena3 (era anual, mas há já alguns anos que não se realiza), a grande noite da entrega dos Oscares de Hollywood (entretanto abandonada pelas rádios que as faziam) e, mais recentemente, a maratona anual do programa «Álbum de Família», na RADAR.
A maior maratona de Rádio que tenho na memória foi a cobertura pela TSF dos acontecimentos ocorridos em Timor-Leste, após o referendo popular em 1999. Creio que durou mais de um mês. A segunda maior é esta na Antena3.
Estou a adorar ouvir. Está a ser o máximo! Dificilmente não será o maior evento radiofónico do ano em Portugal.
















O único "senão", se é que existe algum "senão" neste tipo de iniciativas angariadoras de fundos, é que quem contribui com donativos nunca fica a saber ao certo para onde vai o dinheiro, ou parte dele, mas isso já nada tem que ver com o assunto Rádio.
Será muito positivo dar continuidade desta iniciativa nos próximos anos.



<< Home