segunda-feira, 23 de março de 2015

Os 30 anos deste disco





















O segundo álbum de originais dos Smiths foi editado em Fevereiro de 1985, mas nessa altura os discos ainda chegavam, oficialmente, mais tarde a Portugal. Chegou então em Março, há precisamente três décadas.
A música dos Smiths está praticamente desaparecida das rádios nacionais. O argumento de que a banda de Manchester está desfeita e não edita nada de novo desde 1987 não colhe. Tratando-se do – para muitos – melhor grupo inglês Pop/Rock desde a dissolução dos Beatles, ainda menos sentido faz.
Sabemos que à medida que o tempo passa, as coisas do passado vão ficando cada vez mais para trás, mas há excepções que se deveriam ter mais em conta. O caso dos Smiths é um dos mais gritantes.
Nas incessantes incursões de ouvinte pelas estações portuguesas, nunca apanhei temas dos Smiths em rádios onde fazia sentido passarem, como a Rádio Nostalgia ou a M80. Uma tremenda omissão. Todavia, já os ouvi várias vezes na RADAR e na TSF.
Este mês é com grande agrado que se recorda o álbum «Meat Is Murder», de onde surgiram quatro temas incontornáveis da dupla Morrissey/Johnny Marr: “That Joke Isn't Funny Anymore”, “How Soon Is Now?”, “Nowhere Fast” e “Well I Wonder”.

Alinhamento:

01. The Headmaster Ritual
02. Rusholme Ruffians
03. I Want the One I Can't Have
04. What She Said
05. That Joke Isn't Funny Anymore
06. How Soon Is Now? [apenas nas edições a partir de 1992]
07. Nowhere Fast
08. Well I Wonder
09. Barbarism Begins at Home
10. Meat Is Murder

The Smiths – "How Soon Is Now?"




The Smiths – "Nowhere Fast"



The Smiths – "Well I Wonder"




<< Home