quarta-feira, 20 de maio de 2015

Timor condecora a TSF













Após o massacre no cemitério de Santa Cruz em Dili, ocorrido no dia 12 de Novembro de 1991, a TSF abraçou o tema da libertação de Timor como uma causa.
Em Março de 1992 a TSF viajou a bordo do navio «Lusitânia Expresso», barrado pela marinha indonésia nas águas timorenses. A reportagem chegou até Portugal através dos directos via satélite, pelas mãos do jornalista Manuel Acácio e do técnico Pedro Brinca.
No Verão de 1999, após o referendo a favor da autodeterminação, a TSF entrou em Timor, com reportagem em directo. Durante duas semanas, ininterruptamente 24 horas por dia, a TSF realizou uma grandiosa emissão e era citada no desenrolar dos acontecimentos pelos principais órgãos de comunicação social um pouco por todo o mundo. Por tal feito, a TSF recebe a Medalha dos Direitos Humanos da Assembleia da República Portuguesa.
No ano 2002, no dia 20 de Maio, Timor Lorosae torna-se definitivamente num estado independente.
Agora, treze anos após a independência, Timor condecora a TSF com a Medalha da Ordem do Estado Timorense, recebida pelo jornalista Manuel Acácio, numa cerimónia pública que teve lugar esta quarta-feira, em Maliana.
Orgulho partilhado por ter pertencido à vasta equipa da Rádio que trabalhou incondicionalmente nesse fervente Setembro negro de há 16 anos, onde em duas semanas não tive uma única folga e onde devo ter dormido menos de metade das horas normais.
Valeu a pena!



















Foto: Pedro Brinca

A TSF recebeu a Medalha da Ordem de Timor-Leste.
Ver & Ouvir na TSF aqui 



<< Home