sábado, 28 de novembro de 2015

Europa na Rádio


A certa altura, vi que estava diante da casa, no Quai Voltaire, n.º 27, que ele, Voltaire, habitara. A avaliar pelas placas apostas nos prédios, os intelectuais franceses devem ter vivido todos neste bairro, aliás repleto de recordações a momentos famosos. A meio da caminhada, vi o Couvent des Cordeliers, onde, segundo consta, fora escrita a Declaração dos Direitos do Homem, e, um pouco adiante, o local onde Marat foi assassinado. Tudo muito revolucionário.  

































Tinham passado menos de 24 horas sobre os atentados em Paris quando Maria Filomena Mónica deu uma entrevista à Antena2, na tarde de Sábado, 14 deste mês. A conversa era, em princípio, a propósito do mais recente livro da socióloga, mas os acontecimentos da véspera não podiam escapar, tanto mais que o livro «A Minha Europa» também passa pela capital francesa. Houve, nesta entrevista a Luís Caetano, palavras premonitórias sobre o que ainda estaria para acontecer dali a poucos dias em Saint-Denis.
A conversa na Rádio coloca algumas questões sobre o actual momento que se vive no coração da Europa. Concorde-se ou não com a escritora, Maria Filomena Mónica identifica algumas das principais causas e aponta possíveis soluções para o que aconteceu e está a acontecer no chamado “velho continente”.

Ouvir a entrevista de Maria Filomena Mónica ao programa «A Ronda da Noite»:  
1ª parte aqui Segunda-feira, 16 de Novembro. 
2ª parte aqui Terça-feira, 17 de Novembro. 

Entrevista completa de Maria Filomena Mónica no programa «A Força das Coisas»
Antena2, 21 de Novembro: ouvir aqui 












Pela sua dimensão, pelo seu pretensiosismo e pela megalomania, o Grande Arche de la Défense corresponde a tudo o que odeio na arquitectura moderna. No Museu d’Orsay, gostei de ver o recém adquirido quadro de Gustave Courbet, 'L’Origine du Monde', que ainda hoje – o que não me surpreende – escandaliza os puritanos. No Louvre, o centro comercial sob a pirâmide de I. M. Pei pareceu-me absurdo.  

Maria Filomena Mónica 
In: «A Minha Europa», 2015.  



Art de vivre  
Haverá cidade capital europeia, ou mesmo no resto do mundo, mais bela que Paris? 
Haverá actualmente programas na Rádio portuguesa mais belos que «A Ronda da Noite» e «A Força das Coisas»? 



<< Home