terça-feira, 3 de novembro de 2015

M















Foto: Bruno Parente

Mónica Mendes despediu-se no passado Domingo, no seu programa «M», na Antena3, prometendo voltar em breve com novidades. Não só foi o fim do programa que assinava há vinte anos, como também a sua saída da estação.
A radialista sai poucas semanas após o início de uma nova grelha de programas, sob nova direcção e renovado perfil. Tendo em conta que «M» fez parte do novo arranque, o seu fim nesta altura não pressupõe que tenha sido algo previsto com muita antecedência.
A saída de profissionais da Rádio é algo que, naturalmente, sempre aconteceu, seja por que razão for – incluindo pelo próprio pé, como parece ser agora o caso – mas não a um ritmo tão acelerado como nos últimos tempos. E o sinal maior dos tempos é uma evidência perante os nossos ouvidos: a Rádio está a encolher muito. 
Há cada vez mais gente a deixar a Rádio em Portugal. Profissionais que vão a meio do percurso, ou que nem a meio ainda chegaram, abandonam a Rádio todos os anos.
A Rádio está a tornar-se num território demasiado hostil para quem quer fazer Rádio. 
Juntando a isso o facto da fraca adesão dos jovens ao meio, com a consequente inexistência de substituição de ouvintes transgeracionais, somando o declínio financeiro – cuja base de sustentação tem vindo a recuar nos últimos oito anos para níveis primitivos –, mais a decapitação de operacionais, com directivas desastrosas e o encerramento de estações locais a cada ano que passa, o tão desmentido e repudiado boato sobre “a morte da Rádio” já esteve mais longe de um horizonte visível. 

Ouvir última emissão de «M», na Antena3 aqui 

Como foi dito no início deste texto, Mónica Mendes despediu-se com um "até já!", prometendo voltar muito em breve com novidades e com a continuidade de «M», fora do FM.
A «Rádio Crítica» aqui estará para poder divulgar as prometidas e desejadas novidades de uma das mais modernas e refrescantes radialistas do éter nacional. 



<< Home