sábado, 13 de fevereiro de 2016

Coisas do dia da Rádio













O tema do Dia Mundial da Rádio 2016 é a emergência social e o papel da Rádio nos desastres 


Que relação tem com a Rádio como meio de comunicação?
Foi talvez o meio de que gostei mais, na minha vida ligada à comunicação social. Durante muitos muitos anos escrevi em jornais, também intervim na TV, mas o meio que mais fascinou foi a rádio. Era talvez o mais flexível. A rádio podia fazer-se de qualquer sítio, por telefone. De todos os meios, a rádio foi aquele que me deixou mais gratas recordações. 
Marcelo Rebelo de Sousa na RR











FOTO: Joana Bourgard/RR


Rua Ivens nº 14, Lisboa 
Por este ano calhar a um Sábado, a Rádio Renascença decidiu antecipar em um dia a celebração do Dia Mundial da Rádio e realizar o já tradicional ‘Open Day’ (porquê a escolha por uma designação em inglês?), onde a Emissora Católica Portuguesa abre as portas – uma vez por ano – ao público para visitas. Ouvintes e convidados especias estiveram presentes nos quatro canais de Rádio do grupo Renascença.
Última oportunidade para conhecer as instalações actuais, antes da mudança, ainda este ano, para nova morada. 
O destaque foi, como não podia ser de outra forma, para a primeira entrevista em Rádio dada pelo recentemente eleito Presidente da República. 
Mas outros nomes passaram em antena, não só na Renascença (antigo Canal Um), como também pela RFM (antiga Renascença FM), pela Mega Hits (antiga Mega FM) e pela Rádio SIM (antiga Onda Média da RR). 
Das estações nacionais de Rádio que assinalarm o 5º Dia Mundial da Rádio, a Renascença foi a que esteve melhor.
Mais aqui












Rua Padre António Vieira nº1, Coimbra 
A RUC-Rádio Universidade de Coimbra comemora três décadas de vida no próximo dia 1 de Março, mas as festividades já começaram. 
O programa das festas teve início no dia 6 deste mês com a projecção do filme documentário «The Parkinsons: A Long Way to Nowhere», de Caroline Richards, no TAGV-Teatro Académico Gil Vicente e actuação da própria banda no Salão Brazil. 
No dia de aniversário a emissão sairá dos estúdios e irá ser realizada na rua, incluindo a estreia ao vivo da banda Madame Luci. 
No dia 4 de Março o cardápio será múltiplo e variado, com actuações ao vivo de Manuel Göttsching e Landforms. 
No mesmo dia, já a entrar no seguinte, after-party com Ghost Hunt e Dimi Angélis, entre outros.
Dia 12 de Março haverá um longo ciclo de debates temáticos, com destaque para uma discussão sobre o papel da Rádio, no Conservatório de Música de Coimbra, com presença de algumas figuras de relevo nacional [a anunciar], de várias idades, numa tentativa de perceber os desafios e o futuro do meio Rádio em Portugal. 









Outras iniciativas:

Prémio de Jornalismo Radiofónico: RUC | Antena 1 | Antena 3
Celebrando 30 anos de rádio-escola em Portugal, a RUC propõe um concurso nacional de jornalismo radiofónico. Com o desafio de realizar uma reportagem radiofónica, o concurso é destinado a jovens até aos 35 anos e pretende encorajar a experimentação em trabalhos jornalísticos de tema livre. Neste prémio, a RUC associa-se à Antena 1 e à Antena 3, numa colaboração que reforça o nosso trabalho conjunto e sublinha a importância da ligação das rádios locais e nacionais. A reportagem vencedora será emitida pelas três rádios e receberá um prémio monetário. O regulamento do Prémio será apresentado dia 1 de março, data da abertura das candidaturas.










Livro RUC 30 anos
Projeto antigo da Rádio Universidade de Coimbra, o Livro RUC será o desafio de tentar transpor este “quarto no éter” para as páginas de um livro, conduzindo-nos através dos anos, das grelhas e das centenas de pessoas que passaram por esta casa, nos ouviram e connosco colaboraram. Fazemos deste, um projeto que pretende envolver todos os nossos sócios, amigos, ouvintes e parceiros de hoje e de há 30 anos, através das novas plataformas de crowdfunding, numa campanha que será lançada em breve.

Consultar programa completo aqui


Entrevistas a radialistas e podcasters, no site Jornalismo Porto Net, da Universidade do Porto 

















Francisco Amaral, autor do programa «Íntima Fracção» 

















Pedro Portelada RUM-Rádio Universidade do Minho (Braga) 

















Afonso Ré Lau, Isadora Faustino, Diogo de Oliveira e Daniel Cerejo, autores do ‘podcast’ «O Corpo É Que Paga» 



<< Home