quinta-feira, 11 de maio de 2017

Sons do interior






















Nesta 9ª emissão apresentamos alguns dos sons gravados no passado domingo, 7 de Maio, na aldeia do xisto da Benfeita, concelho de Arganil, por ocasião das 1620 badaladas que se escutam a partir do relógio da Torre da Paz. Esta torre, mandada erguer em 1945, em homenagem ao fim da II Guerra Mundial e ao facto de Portugal não ter participado neste conflito. Todos os anos desde então, a 7 de Maio, escutam-se 1620 badaladas, uma por cada dia que durou a guerra. Uma vez mais, depois dos trabalhos sonoros dedicados a esta efeméride, lançados em 2014, ligámos o gravador e gravámos as várias dinâmicas sonoras produzidas por este relógio antiquíssimo produzido em Almada.
Aproveitando a temática, apresentamos ainda nesta emissão uma peça sonora produzida a partir de sons gravados numa relojoaria de São Romão e que serviu, entre outras peças, para a sonoplastia da peça teatral MOMO, levada a cena em Seia pelos utentes da Casa Sta. Isabel.
Ainda na 1ª parte deste programa, tempo para escutarmos cinco peças sonoras dedicadas a 5 aldeias da rede das aldeias do xisto, nomeadamente: Benfeita, Vila Cova do Alva, Aldeia das Dez, Sobral de São Miguel e Barroca Grande.
Na 2ª parte continuamos pelo território do xisto, com uma peça produzida a partir de gravações sonoras numa série de aldeias, tendo em conta a entrada neste território a partir do IC8.  


Luís Antero 

Ouvir aqui 



<< Home